A Secretaria de Educação do Estado (Seed) divulgou, no dia 22/09, o edital 63/2016 que regulamenta o processo de seleção para turmas do Profuncionário. Desde o ano passado, a APP-Sindicato vem trabalhando junto à Seed para a abertura de uma nova turma do Profuncionário. O sindicato fez uma luta intensa para que a oferta do curso fosse além dos(as) funcionários(as) efetivos – QFEB e QPPE que atuam na educação -, que chegasse aos(às) educadores(as) PSS, da Paranaeducação e Clad/CLT também.
O MEC e a Seed haviam firmado um termo de acordo, via Pronatec, para a disponibilização do Profuncionário para todos(as) os funcionários(as) que atuavam nas escolas, incluindo contratos temporários, mas, com a mudança no governo federal, o Ministério da Educação cancelou os compromissos firmados. Por isso, o edital disponível pela Seed contempla apenas os(as) educadores(as) efetivos.
Nádia Brixner, funcionária de escola e secretária de Funcionários da APP-Sindicato, explica que “o Profuncionário é o único instrumento de profissionalização dos funcionários e funcionárias da educação. Pra além de nos dar condição de promoção na carreira, é também fundamental para que compreendamos a essência de nossa atuação no espaço escolar como profissionais da educação”.
O prazo de inscrição é de 24 a 28 de outubro.
Os cursos ofertados são Técnico em Infraestrutura e Meio Ambiente para os Agente Educacionais I e Técnico em Secretaria Escolar para os Agentes Educacionais II.
Clique AQUI para conferir o edital.