II Encontro da Jornada de Assuntos Municipais aponta os caminhos da Educação Pública de Qualidade para futuros legisladores municipais

Educadores(as) cobram apoio de gestores(as) Municipais na luta por uma educação de qualidade

Durante a tarde desta quinta-feira (17), a Secretaria de Assuntos Municipais, em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), realizou o II encontro estadual da Jornada de Educação Municipal. O encontro foi separado em dois momentos, sendo o primeiro uma live publicada na fanpage da APP-Sindicato e a segunda em uma reunião virtual, respeitando as regras de isolamento.

O encontro abordou os desafios da educação municipal para gestores(as) e legisladores(as) municipais a partir de 2021, os quais foram sintetizados em um documento que será apresentado no próximo encontro Macrorregional, que ocorrerá no dia 19 (sábado). “Neste cenário desafiador em que ocorrem as eleições municipais deste ano, é fundamental que os(as) futuros(as) gestores(as) e legisladores(as) não apenas conheçam a realidade e as necessidades educacionais, mas incorporem em seus planos de governo os princípios e diretrizes presentes neste documento”, destaca o documento.

A secretária Executiva de Assuntos Municipais, Professora Márcia Aparecida de Oliveira, aponta que assim como ações neste momento de pandemia é necessário que seja feita uma reorganização do trabalho pedagógico. Neste cenário de eleições e de assuntos que dizem a respeito de direitos dos(as) trabalhadores(as), como a reforma da previdência e a reforma administrativa e a aprovação do novo FUNDEB, precisamos nos organizar para levar nossa pauta para discussão junto aos(às) gestores(as) e legisladores(as) que concorrem aos cargos municipais”.

A secretária da pasta destaca ainda que uma organização complexa como a educação não tem uma resposta simples ou única e que os gestores devem compreender as demandas que educadores(as) apresentam. “ Aquilo que deveria ser base da nossa organização, com maior investimento, é justamente o contrário. Na educação e nas séries iniciais nós temos os menores investimentos, a menor formação, as precárias condições ambientais, estruturais, ergométricas e tudo isso vai refletindo no trabalho”, aponta Celso dos Santos, secretário de Assuntos Municipais.

No documento consta ainda um termo de compromisso, onde os(as) candidatos(as) deverão se comprometer em cumprir, junto aos(às) trabalhadores(as) da educação municipal, demandas essenciais e estruturantes para a oferta de uma Educação Pública de qualidade. 

O evento contou com a presença do Deputado Federal e integrante da comissão da Educação da Câmara dos Deputados(as), Enio Verri (PT) e da Professora Dra. Ednéia Chilante, da Unespar. 

Encontro Macroregional

O encontro Macroregional da de Educação Municipal ocorrerá neste sábado (19), com início a partir das 9 horas. Além do documento sobre a Plataforma Valorização Profissional Das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação e Compromisso Com a Educação Pública de Qualidade (2021/2024), a reunião tratará sobre pautas e encaminhamentos referentes à financiamento e política educacional dos municípios. O evento será realizado de forma virtual, evitando o contágio pelo COVID-19.

Leia mais:
:: Jornada de Educação Municipal debate ensino, trabalho e direitos em tempos de pandemia