Das 26 capitais brasileiras, 16 não alcançaram as metas de qualidade em educação no ensino fundamental dois em 2015, na rede municipal de ensino. O resultado foi divulgado no último dia 8 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015.
Entretanto, de acordo com o Secretário de Assuntos Educacionais da CNTE e Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo, o índice utiliza conteúdo deficiente para avaliar a educação básica no país.
“Precisamos de indicadores da avaliação da educação que leve em consideração a situação socioeconômica das famílias dos estudantes, as políticas de valorização profissional aplicadas no sistema de ensino municipal e estadual, além de considerar as condições da infraestrutura das escolas, no aspecto físico, na acessibilidade, nos equipamentos e nos materiais didáticos adequados e suficientes para garantir a qualidade social da educação oferecida as crianças e jovens da educação básica”, ressaltou.
Segundo Heleno, nenhuma dessas especificidades é considerada no índice. “Logo, o simples ranqueamento divulgado pelo governo federal presta um desserviço à educação brasileira. Termina ano e começa ano, sem que o Estado Brasileiro cumpra o seu dever de garantir o direito à educação para todos e todas com qualidade social, ou seja, que faça com que de fato os estudantes aprendam”, avaliou.
Resultados – O levantamento aponta que o ensino médio segue estagnado na média das escolas do país com índice 3,7 e não atingiu a meta de 4,3. O patamar se mantém desde a avaliação realizada em 2011.
Do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, chamado de ensino fundamental 1, o Brasil alcançou Ideb de 5,5 e bateu a meta que era 5,2. Entretanto, no ensino fundamental 2, que compreende do sexto ao nono ano, o Brasil mais uma vez não cumpriu a meta nacional que era de 4,7, ficando com Ideb de 4,5.
Como é calculado – O Ideb, criado em 2007, é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação.
O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.
Fonte: CNTE