Hoje é dia mundial da Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa


Este sábado (15) é um dia de reflexão sobre o papel dos(as) idosos(as) na nossa sociedade. Dia de pensar sobre o respeito e a valorização dos(as) trabalhadores(as) com muita experiência de vida. A secretária de Aposentados(as) da APP-Sindicato, professora Valci Mattos, comenta não são raros os depoimentos que recebe de casos de desrespeito contra esse segmento. “O abuso físico, psicológico ou moral e também a negligência de familiares, de governantes e de instituições. É triste e ao mesmo tempo mostra que temos muito a fazer pelos nossos aposentados”, salienta Valci.

A violência contra os idosos é uma grave violação aos Direitos Humanos. O Sindicato tem uma política permanente de orientação e valorização dos(as) seus sindicalizados(as) idosos como uma das formas de combater o desrespeito. Cada um dos 29 Núcleos Sindicais, além da sede, conta com uma secretaria específica para atender os(as) professores(as) e funcionários(as) aposentados(as).

A secretária de Aposentados(as) do NS de Ponta Grossa, professora Vera Rosi Lopes, comenta que na região a direção regional do Sindicato vem trabalhando a temática sob o viés da Lei Maria da Penha e também alertado sobre os riscos da reforma da Previdência “Temos acolhido, informado e capacitado nossos aposentados para reconhecer e denunciar casos de violência, seja com elas, seja na família. Outro tema que temos trabalhado é falar com nossos aposentados sobre os riscos que corremos, até de perder o nosso reajuste, se a atual proposta for aprovada”, explica a professora.

Além do trabalho nos municípios e regiões, o Sindicato realiza atividades específicas para o segmento também a nível de macrorregiões e estadual. “Nossas atividades são para falar sobre conjuntura, sobre qualidade de vida e sobre a importância do legado que deixaremos para a atual e próximas gerações. Desde a preocupação com a aposentadoria até cuidados específicos com a saúde do idosos, tudo é tratado nas nossas Conferências”, detalha Valci.

A APP-Sindicato, com sua sólida trajetória de 72 anos de atuação, valoriza e luta pelos direitos de carreiras dos(as) seus trabalhadores(as) aposentados(as). Os(as) guerreiros(as) e guerreiras de longa data, mantêm-se ativos(as) na busca pelo respeito e por uma educação emancipadora e igualitária. Você é sindicalizado(a), então procure aqui  qual é o  Núcleos Sindical mais perto da sua casa e entre em o dirigente da Secretaria de Aposentados(as) da sua região para saber sobre as atividades na sua cidade. Vamos juntos(as) lutar contra todas as formas de  violência!