Hoje (30) é dia de greve na educação de todo o Brasil

Hoje (30) é dia de greve na educação de todo o Brasil


30 de abril dia de luto no Paraná e de luta em todo Brasil. O ano de 2015 iniciou com grandes problemas na área educacional do País. Faltam professores(as) nas escolas, as salas de aula continuam superlotadas, grande parte dos gestores e gestora insiste em descumprir a Lei do Piso Salarial do Magistério, os(as) funcionários(as) da educação não conseguem ter acesso à profissionalização e, quando têm, não são valorizados nos planos de carreira, as escolas se mantêm em estado de penúria – estudos com base nas estatísticas oficiais revelam que menos de 1% delas possuem infraestrutura e equipamentos completos, tais como bibliotecas, laboratórios de informática e ciências, acesso à Internet, salas de aula com projetores, quadras esportivas, sanitários adequados, salas para os profissionais da educação, cantinas salubres e espaços de recreação seguros e compatíveis com as atividades educativas.
 
Em razão dessas condições prejudiciais à aprendizagem dos estudantes, e pela ausência de ações efetivas dos gestores em melhorar as condições das escolas públicas e a valorização dos/as educadores/as, em muitos lugares, o ano letivo ainda nem começou e em outros ocorrem ou já ocorreram greves da categoria, a exemplo de São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba, Pará, Roraima, Paraná e de várias redes municipais, como João Pessoa-PB, Juiz de Fora-MG, Itaporanga-SE, entre outras. Alguns estados estão em estado de mobilização, podendo deflagrar greves a qualquer momento, como é o caso de Goiás, Alagoas e Amazonas, além do Distrito Federal.
 
Greve – Por isso, hoje (30), em todo Brasil. Professores(as) e funcionários(as) irão paralisar suas atividades em sala. O ato compõe a Greve Nacional  dos(as) Trabalhadores(as) da Educação Básica Pública, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
A luta por escola pública de qualidade para todos(as) e pela valorização dos(as) trabalhadores(as) em educação – compreendendo a imediata regulamentação do piso salarial e das diretrizes nacionais de carreira para todos os profissionais da educação. Vej, aqui, a nota oficial da CNTE explicando este dia de nacional de mobilização.
Com informações: CNTE
MENU