Grupos de trabalho debatem os cinco eixos do caderno da Conferência de Educação

Grupos de trabalho debatem os cinco eixos do caderno da Conferência de Educação


Na tarde desta sexta-feira (28), a VII Conferência Estadual de Educação da APP segue em pleno vapor. Conforme programação divulgada pela APP, os(as) educadores(as) se reuniram em 16 grupos de trabalho para debater diferentes assuntos que compõem o tema central da Conferência: “Democrática e crítica: a educação pública não está a venda!”. Além disso, os grupos trabalharam em temas de gestão, divididos por  níveis e modalidades, e debates da diversidade com a construção de uma escola sem machismo, sem racismo e LGBTfobia.

Os grupos foram instalados na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, próximo ao local de realização da Conferência. A secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Walkiria Mazeto, explica como funcionaram os trabalhos dos(as) educadores(as). “Nestes grupos nós desdobramos os cinco eixos do caderno da Conferência para que os trabalhadores que atuam nas modalidades  possam ter a oportunidade de refletir especificamente sobre o seu tema de atuação. Os grupos trabalharam com as emendas que foram feitas nas Conferências Regionais e, se alguns desses temas foram polêmicos e não tiveram o consenso dentro do próprio grupo de trabalho, irão para um debate maior dentro da plenária final, onde concluímos e fechamos as nossas propostas e a Carta da Conferência, no sábado pela manhã”, detalha Walkiria.

Confira os temas de debate dos grupos de trabalho da VII Conferência Estadual de Educação da APP-Sindicato:

 

  1. Participação, Organização, Controle Social e Gestão Democrática da Educação
  2. Financiamento da Educação
  3. Valorização, Formação e Condições de Trabalho dos(as) Trabalhadores(as) em Educação – Docentes
  4. Valorização, Formação e Condições de Trabalho dos(as) Trabalhadores(as) em Educação -Funcionários(as) de Escola
  5. Valorização, Formação e Condições de Trabalho dos(as) Trabalhadores(as) em Educação -Trabalhadores(as) Aposentados(as)
  6. Valorização, Formação e Condições de Trabalho dos(as) Trabalhadores(as) em Educação -Trabalhadores(as) das Redes Municipais
  7. Organização Curricular na Educação Básica – Educação infantil
  8. Organização Curricular na Educação Básica – Ensino Fundamental
  9. Organização Curricular na Educação Básica – Ensino Médio, Educação Profissional
  10. Organização Curricular na Educação Básica – Educação Especial
  11. Organização Curricular na Educação Básica – Educação do Campo
  12. Organização Curricular na Educação Básica – Educação Indígena; Educação Quilombola
  13. Organização Curricular na Educação Básica – Educação de Jovens e Adultos
  14. Inclusão, Diversidade e Igualdade – Escola Sem Machismo
  15. Inclusão, Diversidade e Igualdade – Sem Racismo
  16. Inclusão, Diversidade e Igualdade – Sem LGBTfobia

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