Na manhã desta segunda-feira (03/08), o Grupo de Usuários do Serviço de Assistência a Saúde (SAS) de Cascavel reuniu-se com o Departamento de Assistência a Saúde (DAS) da Secretaria de Estado de Administração e Previdência (Seap), em Curitiba. O Grupo, organizado pela APP-Sindicato, é formado por representantes dos servidores públicos estaduais e tem como objetivo acompanhar e cobrar medidas de melhor atendimento do SAS.
A reunião ocorreu depois da mobilização da última quarta-feira (29/07), promovida pelos servidores de Cascavel. Na ocasião, os trabalhadores protestaram contra o não atendimento do SAS aos servidores da região e também pela morosidade causada pela pendência jurídica que envolve a licitação da Macrorregião de Cascavel. Até hoje não se sabe qual hospital vai assinar o contrato com o Estado, se o Hospital Santa Catarina ou o Salete.
A presidente do Núcleo Sindical da APP de Cascavel, professora Valci Maria Mattos, entregou ao superintendente do DAS, Eduardo Mischiatti, o abaixo-assinado dos servidores que participaram da mobilização do dia 29, pedindo providências urgentes sobre o atendimento do SAS na Região. O documento contém mais de 800 assinaturas.
Todos os representantes do Grupo de Usuários foram unânimes em relatar, segundo eles, os vários problemas enfrentados pelo serviço prestado pelo Hospital Santa Catarina. Diante desta constatação, Mischiatti informou que num contrato formal as exigências são bem maiores que num contrato de emergência, modelo que vigora hoje.
Segundo ele, pelo novo contrato o hospital é obrigado a apresentar, trimestralmente, um relatório de suas atividades no atendimento aos usuários do SAS. Se houver negligências, haverá sansões contra a unidade de saúde, conforme estipulada no documento. Outro ponto importante: persistindo o mau atendimento no quarto mês, o contrato poderá ser suspenso e se abrirá nova licitação.
Participaram da reunião o secretário de Política Sindical da APP e deputado estadual Professor Lemos; o secretário de Saúde e Previdência da APP, professor Idemar Beki; a presidente do NS Cascavel Valci Maria Mattos; os representantes dos usuários Acir Anastácio (Sindarspen), Ildomar Trevisan (Associação dos Bombeiros), Miguel Roberto (PM/PR), João Maria Oliveira Lima (Assef/DER) e Laudenir Dotta (APCS). Pelo governo, Regina Gubert e Eduardo Mischiatti.
Veja, abaixo, os encaminhamentos da reunião:
1-Independente do resultado jurídico da Seap, o Grupo de Usuários de Cascavel acompanhará sistematicamente o novo hospital contratado.
2- O DAS, através de sua equipe técnica formada por três pessoas do referido órgão, acompanhará o novo hospital contratado com visitas regulares.
3- Por sugestão do DAS, também farão parte do Grupo de Usuários: um representante da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel; um representante do Conselho Regional de Medicina e um representante da 10ª Regional de Saúde.
4- A diretora geral da Seap, Regina Gubert, relatou que em cinco dias úteis o governador decidirá com qual hospital o Estado assinará o contrato.
5- O hospital vencedor da licitação terá que apresentar ao Grupo de Usuários um plano de ação para a demanda reprimida decorrente do não atendimento nos últimos meses.