Greve dos(as) professores(as) de Salto do Lontra tem 90% de adesão APP-Sindicato

Greve dos(as) professores(as) de Salto do Lontra tem 90% de adesão

Governo municipal descumpriu acordo feito com a categoria no ano passado

Foto: Divulgação / Facebook

Na luta pela educação pública de qualidade, 90% dos(as) professores(as) da rede municipal de Salto do Lontra, no sudoeste do Paraná, estão em greve. A paralisação é organizada pela APP-Sindicato e cobra do governo local o cumprimento de um acordo feito com a categoria no ano passado.

A presidente do Núcleo Sindical da APP-Sindicato em Francisco Beltrão, Eliane Figura, explica que as negociações vêm desde o início do ano passado, quando o prefeito prometeu e sancionou uma lei para pagar o reajuste do Piso Nacional em duas parcelas, mas não pagou nenhum centavo.

“As negociações continuaram e o prefeito enviou um novo projeto de lei, neste ano, prometendo pagar a dívida em seis vezes, mas também retirou essa proposta. Tudo isso revoltou os trabalhadores da educação”, conta a dirigente.

A greve, que foi aprovada em assembleia dos(as) professores(as), teve início nesta quarta-feira (10). Os(as) trabalhadores(as) reivindicam o reajuste do Piso Nacional, triênios, horas-curso, infraestrutura das escolas e materiais didático-pedagógicos.

No dia de ontem, os(as) trabalhadores(as) fizeram caminhada no centro da cidade, entregaram panfletos para a população e se concentraram em frente ao paço municipal para exigir reunião com a administração.

Na tarde de hoje, uma nova assembleia vai avaliar e definir os rumos da paralisação. Dirigentes e assessores(as) estaduais da APP-Sindicato estão em Salto do Lontra auxiliando nas atividades.