Governo publica nomeação de aprovados(as) em concurso público para professores(as) e pedagogos(as) APP-Sindicato

Governo publica nomeação de aprovados(as) em concurso público para professores(as) e pedagogos(as)

O documento já foi publicado em diário oficial; posse e distribuição de aulas ocorrem em janeiro

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

O governo do Estado publicou, nesta terça-feira (20), o decreto Nº 4493, que trata da nomeação dos(as) educadores(as) aprovados(as) no concurso público da rede estadual de educação, o primeiro certame em 10 anos.

Os(as) nomeados(as) devem ficar atentos(as) para a data da posse, ainda a ser anunciada. A distribuição de aulas deve ocorrer a partir do dia 23 de janeiro.

O secretário de Finanças da APP-Sindicato e coordenador do departamento de PSS, Élio da Silva, saúda a conclusão do processo e o ingresso de novos(as) profissionais na carreira, mas lembra que a luta continua.

“A APP continua cobrando celeridade na convocação de novos quadros, uma vez que há uma grande demanda expressa pelo número de PSS no Estado e muitos(as) aprovados(as) que podem preencher vagas em aberto”, explica Elio.

:: Acesse o decreto

Histórico do concurso

Os(as) candidatos(as) realizaram provas objetiva, discursiva, prática e de títulos em um certame marcado por inconsistências e baixo número de vagas. 

As vagas disponibilizadas no edital Edital n° 011/2023 – DRH/SEAP, publicado em abril deste ano, recompõem apenas 11% do total de efetivos que se desfez desde 2015. Para garantir a oferta educacional, o governo recorre a números crescentes de vínculos temporários (PSS).

Dados levantados pela APP-Sindicato revelam que a concorrência do certame registrou índices altíssimos, chegando a 466 candidatos(as) por vaga. Os(as) mais de 76 mil inscritos(as) concorreram a 1.256 vagas, sendo 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). 

A APP atuou ao longo de todo o processo, pedindo alterações no edital e fiscalizando a lisura do processo seletivo. O requerimento incluiu o aumento do número de vagas e da remuneração para adequação ao Piso. 

O Sindicato também ofereceu um cursinho gratuito no Youtube que somou mais de 120 mil visualizações.

MENU