Governo implementa piso regional, porém reajuste dos auxílios ficam abaixo do acordado APP-Sindicato

Quebrando o compromisso firmado durante a greve dos(as) servidores(as), o governo anuncia reajuste abaixo da proposta apresentada à imprensa

Após assumir o compromisso de reajustar os Auxílios-alimentação e Transporte, o governo Ratinho Jr. publicou um decreto que institui a correção abaixo da proposta apresentada à imprensa no dia 03 de julho, durante a greve dos(as) servidores(as).

O Auxílio Alimentação, o qual não é reajustado desde agosto de 2011, o governo informou na época que seria reajustado  de R$ 103 reais para R$ 158 reais. Quebrando sua promessa a gestão publicou no decreto que o valor do auxílio vai de R$103,00 para R$106,86. Segundo a Secretaria de Administração Pública (SEAP), este valor será implantado no salário de setembro, da mesma forma como o retroativo à abril. Vale lembrar que o Auxílio alimentação, é pago a todos(as) os(as) funcionários(as) que recebem menos que dois salários mínimos, ou seja, R$1998,00.

Já o Auxílio Transporte, que é pago para todos(as) os(as) funcionários(as) PSS, o compromisso do governo era de reajustar no valor de R$198,00. Porém no decreto governamental, o reajuste foi de 2,76%, ou seja, o valor que os(as) funcionários(as) receberão a partir do mês de setembro será de R$166,63. Seu retroativo a abril será pago na folha de outubro, segundo informações da SEAP.

A APP-Sindicato vem lutando para que o valor do Auxílio-Transporte seja o mesmo pago aos(às) QFEB (R$413,00). Hoje, os(as) funcionários(as) PSS recebem R$162,00 e os(as) funcionários(as) Clad/CLT e Paraná Educação, recebem em forma de cartão transporte.

O Sindicato enfatizou durante a última reunião com o governo, que este reajuste dos Auxílios-transporte e Alimentação demonstra um desrespeito com os funcionários(as) PSS, bem como com o compromisso de greve. Nádia Brixner destaca que a APP-Sindicato continuará cobrando que o governo cumpra sua palavra. “Nós vamos continuar lutando pela correção destes valores. O governo do estado não pode continuar desrespeitando os(as) funcionários(as) de escola que são os(as) trabalhadores(as) com os menores salários do estado”, reafirma a secretária de funcionários(as).

Promoções, Progressões e Piso Mínimo Regional

Conforme foi acordado com o governo após a última greve convocada pelo Fórum dos(as) Servidores(as) Públicos do Paraná (FES), o governo publicou em diário oficial o pagamento das Promoções e Progressões para os Funcionários(as) de Escola.

O documento publicado pelo governo estabelece que as Progressões para funcionários(as) de escola QFEB (Concursados) serão pagas em setembro com o retroativo a agosto. Já as Promoções, serão pagas na folha do mesmo mês, retroativo a data de protocolo. A secretária de Funcionários(as), Nádia Brixner explica que o pagamento das Progressões e Promoções foi garantido graças a luta dos(as) educadores(as) e demais servidores(as). ” Foi por conta da greve que conseguimos garantir com que esse direito fosse implementado agora, em setembro”, enfatiza Brixner.

A APP-Sindicato também cobrou na última reunião com representantes da Casa Civil a implementação do piso mínimo regional. Segundo o governo, os valores serão implementados na folha de setembro, assim como o retroativo a fevereiro deste ano, data em que o governo do estado sancionou o decreto de aumento. Esta complementação é paga a todos(as) os(as) funcionários(as) que recebem menos que R$1.306,00.

Durante a tarde de terça-feira (17), às 17h, a secretária de funcionários(as) participa de uma edição extra do programa “Funcionários(as) Em Foco” para abordar a questão dos reajustes para funcionários(as) de escola. Assista o programa abaixo: