Na última segunda-feira (10), o Ministério da Educação (MEC) a partir da Secretaria de Educação Básica (SEB) lançou o Guia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional de Coordenadores Pedagógicos. O lançamento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube. Confira aqui!
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Segundo o governo, a publicação é direcionada para auxiliar a liderança de profissionais da pedagogia nas escolas públicas brasileiras, tanto para o próprio desenvolvimento profissional quanto para a implementação das ações que estruturam a política no âmbito escolar.
Produzido pelas especialistas Teresa Perez e Roberta Panico, que fizeram a apresentação junto com a coordenadora pedagógica Simone Alves, do Instituto Anísio Teixeira, a iniciativa faz parte do eixo de desenvolvimento profissional do Programa Escola das Adolescências, que reúne um bloco de estratégias que valorizam o contexto sociocultural e o momento de desenvolvimento em que os (as) estudantes dos anos finais se encontram.
As ações focam ainda no desenvolvimento do potencial de aprendizagem, estabelecem apoio às transições escolares e constituem formas de organizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional, que amplia e articula diferentes experiências formativas na perspectiva dos letramentos, do desenvolvimento socioemocional e da autonomia intelectual.
Dentro deste cenário, a coordenação pedagógica tem um papel fundamental na liderança e na articulação da rede de saberes que é a escola, atuando em parceria com os diferentes atores para o aprendizado e desenvolvimento pleno de alunas e alunos, ao mesmo tempo em que proporciona à equipe docente oportunidades de aprendizagem.
O programa
Instituído a partir da Portaria nº 635/2024,o Programa Escola das Adolescências é uma ação do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).
Em uma parceria entre União, estados e municípios, o projeto visa construir uma proposta para essa etapa do ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência, promovendo um espaço acolhedor; e impulsionando a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias dividem-se em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.
Com informações do Ministério da Educação (MEC)