O Fórum das Entidades Sindicais (FES) se reuniu na tarde de hoje (08) com a secretária de Administração do Estado, Dinorah Nogara, para tratar da pauta geral dos(as) servidores(as) públicos do Estado.
O FES apresentou cálculos que comprovam que a receita do Estado teve um aumento de 15% e que, diante deste cenário, o governo tem condições de realizar pagamento que estão em atraso, como é o caso das promoções e progressões.
De acordo com o secretário de Saúde e Previdência da APP-Sindicato, professor Ralph Charles Wandpap, foi exigido o pagamento imediato dos atrasados. “Apresentamos nossos cálculos sobre a evolução da receita do Estado e pedimos que fosse feita folha complementar para o pagamento, ainda em dezembro, das progressões e promoções. A secretária ficou de conversar com o secretário da Fazenda, mas adiantou que para esse ano não será possível”, diz.
Ralph destaca que a defesa dos(as) servidores(as) é que esse é o momento para o governo pagar suas dívidas. “Nós demonstramos que o Estado já tem condições de colocar em dia as dívidas das promoções e progressões dos servidores A secretária não contestou os números apresentados, mas afirmou que esse ano não será possível esse pagamento”.
Além disso, os(as) representantes do FES que estavam presentes cobraram que o pagamento da data-base fosse mantida para janeiro, como ficou determinado em lei, assim como o terço de férias (para os servidores da educação). A secretária afirmou que essa data se mantém e que esses pagamentos estão previstos para janeiro e o 13º será depositado no dia 10 de dezembro.
A APP questionou a secretária sobre a situação dos(as) educadores(as) PSS que podem ter seus contratos encerrados e fez a defesa da prorrogação de todos os contratos. A secretária Dinorah afirmou que esse posicionamento deve vir da Secretaria de Educação e que ainda não foi informada da decisão sobre a prorrogação ou não dos cargos temporários. A APP reforçou que insiste na prorrogação, assim como demonstrou, durante a manhã desta terça-feira, em um ato realizado em frente à Secretaria da Fazenda.