Governo comemora conquista inexistente na vacinação contra Covid

Governo comemora conquista inexistente na vacinação contra Covid

Governador festeja imunização de 80% da população adulta, mas só 32% dos paranaenses estão de fato imunizados com duas doses ou dose única da vacina

Foto: Divulgação

Os equívocos do Governo Ratinho Jr nas decisões sobre a pandemia de Covid19 foram elevados a um novo patamar nessa terça-feira (17), quando o governador marcou presença na mídia ‘amiga’ comemorando a imunização de 80% da população paranaense, quando os números da Secretaria de Saúde mostram que apenas 32% das pessoas receberam dose única ou duas doses da vacina, garantindo de fato a imunização. O governador comemora também ter atingido uma suposta meta “duas semanas antes do prazo” que não havia sido estabelecido por ninguém.

Fosse apenas mais uma jogada de marketing com números irreais, a comemoração de Ratinho Jr não causaria tantos transtornos aos paranaenses. O problema é que texto divulgado pelo Governo informa que já está sendo tramada a liberação de público em espetáculos artísticos e esportivos, bem no momento em que a variante Delta do coronavírus se espalha pelo Paraná, sem uma cobertura vacinal ou isolamento social que a contenha.

A APP-Sindicato preparou um levantamento sobre a situação da pandemia de Covid19 no Paraná, com dados da Secretaria da Saúde. Os números apontam que não há razão para reduzir o isolamento social nos atuais níveis de vacinação, mas Ratinho Jr segue no caminho de desafiar o bom senso, impondo a volta às aulas presenciais e comemorando conquistas inexistentes.

Os números da Secretaria da Saúde mostram que 2.675.209 pessoas foram vacinadas com duas doses ou dose única até o dia 14 de agosto, estando imunizadas contra Covid19. Outras 6.524.319 pessoas (74,8% da população adulta) tomaram apenas a primeira dose e não estão imunizadas, o que só ocorrerá duas semanas após a segunda dose. Mas para o governador Ratinho Jr elas estão prontas para se arriscar em atividades coletivas.

O próprio secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que até o momento 2.790.314 paranaenses completaram a vacinação até segunda-feira (16), o equivalente a 32% da população adulta vacinável. “É importante reforçar a importância de se completar o ciclo. São as duas doses que garantem a imunização completa, o que realmente vai proteger as pessoas”, diz. Mas o governador Ratinho Jr se recusa a ouvir seu secretario da Saúde.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU