Em mais um ato de desrespeito contra os direitos dos(as) funcionários(as) de escola, o governo do Paraná resolveu atrasar o pagamento das progressões. Após a APP-Sindicato exigir o cumprimento da lei, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) respondeu que o benefício será creditado na folha de setembro, retroativo ao mês agosto.
“Essa é mais uma violência do governo contra os(as) funcionários(as) que têm o direito, garantido por lei, de receber a progressão em agosto. Isso mostra mais uma vez que o governo não tem controle e organização financeira, porque dinheiro tem e a gente sabe,” criticou a secretária da APP-Sindicato para Funcionários(as), Nádia Brixner.
Nádia explica que ao ter conhecimento do assunto, o Sindicato cobrou da administração estadual uma solução imediata. Segundo ela, o governo reconheceu a falha e promete regularizar a situação no próximo mês.
30 de agosto – Na próxima quinta-feira (30), não haverá aula na rede estadual de ensino do Paraná. Funcionários(as) de escola, professores(as) e pedagogos(as) vão se reunir em Curitiba para uma paralisação estadual. O movimento vai protestar contra as violências e ataques dos governos aos direitos dos(as) servidores(as).
Também serão lembrados os 30 anos da violência do 30 de agosto de 1988, no governo Álvaro Dias, e o massacre do 29 de abril de 2015, no governo Beto Richa (PSDB). A concentração terá início às 9h, na Praça Santos Andrade.