Governo autoriza convocação de mais 1.144 educadores(as) aprovados(as) no concurso APP-Sindicato

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

O governo do Estado autorizou, na última sexta-feira (16), a convocação de mais 1.144 novos(as) professores(as) e pedagogos(as) que atuarão na rede estadual de ensino. Os(as) educadores(as) foram aprovados(as) no concurso público para o Quadro Próprio do Magistério realizado em 2023.

Os novos profissionais se somam aos(às) 1.195 professores(as) e pedagogos(as) também aprovados no concurso e que já começaram a dar aulas na rede estadual de ensino. O último concurso para contratação de efetivos(as) ocorreu em 2013.

“A ampliação é importante e um fruto da luta do Sindicato e da categoria por concurso público e contra a proliferação de contratos temporários, que afetam não apenas as condições de trabalho, mas a qualidade da educação”, observa Walkiria Mazeto, presidenta da APP.

“Entendemos, no entanto, que não é suficiente. O Paraná conta, hoje, com cerca de 28 mil professores(as) temporários(as), com vínculos frágeis, instabilidade e direitos precários”, completa.

A partir da autorização, os(as) candidatos devem aguardar a convocação oficial, realizada via edital para a Avaliação Médica, que será publicado nesta semana com a lista dos nomes.

Após a convocação, será realizada a nomeação dos(as) aptos(as) e a convocação para apresentação dos documentos exigidos para a assinatura do termo de posse. Todo o processo deve ser acompanhado no portal oficial do Concurso.

Os(as) novos(as) educadores(as) vão atuar nos 32 Núcleos Regionais de Educação (confira aqui a distribuição das vagas por NRE).

O concurso, realizado em junho do ano passado, tem validade de dois anos, que podem ser prorrogados por mais dois. Dessa forma, o governo pode convocar mais candidatos nesse período.