Governo autoriza concurso público para 500 professores(as) QPM APP-Sindicato

Governo autoriza concurso público para 500 professores(as) QPM

A autorização foi publicada no Diário Oficial, mas a Seed ainda não revelou data e maiores detalhes sobre o certame

A rede estadual de educação do Paraná terá o seu primeiro concurso público em nove anos. Reivindicação permanente da APP, o processo, no entanto, deve ofertar apenas 500 vagas para professores(as) QPMs. O Sindicato avalia que a demanda real das escolas é muito superior ao número ofertado.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

Para fins de comparação, o último concurso para professores(as) do quadro foi realizado em 2013, ofertando 10 mil vagas e registrando cerca de 100 mil inscritos. Desde então, governos tentaram suprir a crescente falta de quadros com PSS, mas nem a abertura de um novo edital em 2021 resolveu a carência crônica da rede.

Prova das dificuldades do início do ano letivo é que faltam PSS a serem convocados(as) em determinadas regiões, o que levou a Seed a autorizar a ampliação da carga horária de QPMs para 50h.

Em todas as oportunidades de diálogo e concertação com a Seed, a APP defendeu a realização de concursos públicos para sanar o problema, incluindo a realização de processo seletivo específico para funcionários(as) de escola. Lamentamos que, mais uma vez, decisões tão importantes para a categoria e a educação do Paraná sejam tomadas sem a devida análise e debate.

O Sindicato cobrará mais detalhes e acompanhará de perto o processo. Acompanhe nossas redes e mantenha-se informado(a)!

:: Leia mais:

:: APP e o Concurso Público: demanda escolar exige mais educadores(as) efetivos(as) e com saúde
:: Fim dos concursos derruba a qualidade e incentiva corrupção