Na próxima terça-feira, 08 de dezembro, educadores(as) estão organizando uma mobilização em frente a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) em Curitiba para exigir do governo, mais um vez, o cumprimento de pautas e direitos estão empacados há algum tempo.
Dentre as reivindicações o pagamento de benefício em atrasos, a prorrogação de contratos PSS e a contratação de funcionários(as) PSS já no início do ano de 2016 estão na pauta, é o que explica o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão. “A promoção de professores e funcionários do ano de 2015, não foi saldada até agora gerando uma dívida de 101 milhões de reais até o final de dezembro. Também iremos cobrar a implementação dos reajustes do Piso Salarial do Magistério, a valorização e melhorias de direitos como o pagamento por maior habilitação dos PSS, concursos públicos, o cargo de 40h e o do montante, que poderia, mas não investido na educação em 2015”.
Segundo projeções realizadas a partir de dados do próprio governo, mais de 600 milhões de reais a menos foram investidos na educação do Paraná em 2015, se comparado com 2014. “É um dinheiro que dava para além de garantir os direitos de professores e funcionários, também investir na melhoria na infraestrutura das escolas públicas que estão precarizadas e na construção de novas escolas, muitas das quais completamente em atraso ou paradas. Inclusive pelo tema da corrupção na operação quadro negro do Gaeco no Estado do Paraná”, conclui o professor.
Além da pauta da categoria, estudantes também farão parte do ato repudiando a truculência do governo de São Paulo para com os(as) estudante e educadores(as) que tem promovido protestos contra o fechamento de escolas. Até o momento mais de 200 escolas estão ocupadas em São Paulo. O governo paulista por sua parte promete uma verdadeira guerra contra os ocupantes, no intuito de passar a sua restruturação, que no fundo implica em fechamento de escolas, redução de turmas. Política similar àquela que Beto Richa tentou aplicar e que a mobilização da comunidade, por ora, barrou.
Em apoio as mobilizações em São Paulo, educadores(as), juntamente com a União Brasileira de Estudantes (UBES), União Paranaense de Estudantes (UPES), grêmios estudantis e direções dos Núcleos Sindicais da APP, estão organizando, para o mesmo dia 08, manifestações no interior das escolas pelo Estado com a produção de cartas e vídeos de solidariedade endereçadas aos(às) estudantes paulistas.
Serviço
Data: 08 de dezembro de 2015
Horário: a partir das 10h
Local: Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa)
Endereço: Av. Vicente Machado, 445 – Centro – 80420-902 – Curitiba – PR