Dirigentes estaduais, regionais, assessorias, trabalhadores(as) da APP. Assim são compostas as equipes de trabalho da Caravana pela Educação, projeto de visita às escolas que acontece desde julho e vai até o final de agosto. Estes grupos iniciam logo cedo as atividades do dia. Mesmo com o cansaço das viagens longas de Curitiba até as cidades do interior do Estado, às 6h da manhã já estão todos(as) em pé.
São várias as equipes e cada uma acompanha um roteiro de visita. Os roteiros são divididos por região, então as equipes se separam e cada uma delas visita, em média, 8 a 10 escolas por dia.
Entrada, intervalo e saída dos(as) educadores(as). Esses são os momentos em que a caravana passa pelas escolas. Mesmo que sejam poucos minutos para falar tudo o que é necessário, e que os(as) professores(as) e funcionários(as) tenham muito trabalho a fazer, esses períodos são essenciais para que a APP converse com a categoria e chame todos(as) para as mobilizações.
Por falar em mobilização, a categoria está se preparando para o grande ato e paralisação no dia 30 de agosto. Essa data, que é tão simbólica na luta e luto da educação pública, em 2016 também será momento de denunciar tudo aquilo que os(as) trabalhadores(as) vem sofrendo nos últimos meses.
A caravana também possibilita que várias dúvidas dos(as) educadores(as) sejam sanadas, sejam elas sobre as mobilizações, a pauta ou coisas pontuais que afetam o cotidiano da escola. Os(as) dirigentes recebem diversas denúncias e encaminham para os setores específicos da entidade, auxiliando na resolução dos problemas que acontecem no dia a dia da educação.
Todos os turnos de funcionamento das escolas estão recebendo a caravana. Mesmo com a dedicação de fazer o máximo de visitas por dia, infelizmente não é possível visitar todas as 2.143 escolas estaduais em tão pouco tempo, além das 412 escolas conveniadas, mas o esforço é para que a caravana passe por todas as regiões do Estado.
Quer saber se a Caravana pela Educação ainda vai passar pela sua região? Continue acompanhando o cronograma:
18,19 e 20 de agosto – Campo Mourão, Cianorte, União da Vitória, Irati, Assis Chateaubriand e Toledo
25,26 e 27 de agosto – Curitiba Norte, Curitiba Sul, Metro Norte, Metro Sul, Ivaiporã, Cambará e Jacarezinho.