Gente da luta: como é a rotina das equipes que estão em caravana

Gente da luta: como é a rotina das equipes que estão em caravana


Dirigentes estaduais, regionais, assessorias, trabalhadores(as) da APP. Assim são compostas as equipes de trabalho da Caravana pela Educação, projeto de visita às escolas que acontece desde julho e vai até o final de agosto. Estes grupos iniciam logo cedo as atividades do dia. Mesmo com o cansaço das viagens longas de Curitiba até as cidades do interior do Estado, às 6h da manhã já estão todos(as) em pé.

São várias as equipes e cada uma acompanha um roteiro de visita. Os roteiros são divididos por região, então as equipes se separam e cada uma delas visita, em média, 8 a 10 escolas por dia.

Entrada, intervalo e saída dos(as) educadores(as). Esses são os momentos em que a caravana passa pelas escolas. Mesmo que sejam poucos minutos para falar tudo o que é necessário, e que os(as) professores(as) e funcionários(as) tenham muito trabalho a fazer, esses períodos são essenciais para que a APP converse com a categoria e chame todos(as) para as mobilizações.

Por falar em mobilização, a categoria está se preparando para o grande ato e paralisação no dia 30 de agosto. Essa data, que é tão simbólica na luta e luto da educação pública, em 2016 também será momento de denunciar tudo aquilo que os(as) trabalhadores(as) vem sofrendo nos últimos meses.

A caravana também possibilita que várias dúvidas dos(as) educadores(as) sejam sanadas, sejam elas sobre as mobilizações, a pauta ou coisas pontuais que afetam o cotidiano da escola. Os(as) dirigentes recebem diversas denúncias e encaminham para os setores específicos da entidade, auxiliando na resolução dos problemas que acontecem no dia a dia da educação.

Todos os turnos de funcionamento das escolas estão recebendo a caravana. Mesmo com a dedicação de fazer o máximo de visitas por dia, infelizmente não é possível visitar todas as 2.143 escolas estaduais em tão pouco tempo, além das 412 escolas conveniadas, mas o esforço é para que a caravana passe por todas as regiões do Estado.

Quer saber se a Caravana pela Educação ainda vai passar pela sua região? Continue acompanhando o cronograma:

18,19 e 20 de agosto – Campo Mourão, Cianorte, União da Vitória, Irati, Assis Chateaubriand e Toledo

25,26 e 27 de agosto – Curitiba Norte, Curitiba Sul, Metro Norte, Metro Sul, Ivaiporã, Cambará e Jacarezinho.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU