No ultimo dia 26 de novembro, durante a paralisação estadual da categoria, a Seed anunciou uma reunião para tratar especificamente do concurso de funcionários(as) da educação. Na data anunciou que o concurso para Agente Educacional II já estava na Secretaria de Administração para autorização de realização.
A APP-Sindicato defende a realização de concurso afim de que funcionários(as) tenham direito a formação, profissionalização e carreira. Por isso, nesta quarta-feira(11) uma comissão da direção estadual da entidade reuniu-se com integrantes da Seed afim de tratar do concurso para Agentes Educacionais I e outros temas. O concurso deverá ser realizado em 2015 e pela proposta apresentada será por funções específicas: alimentação escolar (merendeira), infra-estrutura escolar (limpeza e manutenção) e interação com o educando (inspetor/a).
Vagas:
Agente Educacional I – de 5.000 a 6.000 vagas;
Agente Educacional II – cerca de 3.000 vagas;
Outros temas também foram tratados, confira:
Remoção: A direção da APP cobrou da Seed a regulamentação da remoção de funcionários(as) através de concurso específico como já ocorre com professores(as) e já previsto no Plano de Carreira destes profissionais. O assunto será tratado mais especificamente no próximo debate com a secretaria.
Enquadramento: A Seed também foi pressionada a encaminhar e implementar o enquadramento para agentes I que atuam como agentes II, luta histórica destes(as) profissionais que ingressaram no estado como Auxiliar de Serviços Gerais e depois passaram a atuar como Auxiliares Administrativos. O tema também deverá ser debatido na sequencia.
Recesso final de ano: A APP-Sindicato fez uma luta intensa para inserir o recesso de final de ano na lei que trata no plano de carreira dos(as) funcionários(as). A proposta, porém, foi rejeitada pelo governo. No entanto, desde a última alteração do plano, a Seed publica ao final do ano, resolução específica tratando do tema. Em 2013, a resolução foi publicada no dia 12 de dezembro, estabelecendo recesso entre os dias 23 de dezembro e 01 de janeiro. A Secretaria informou que a resolução para este ano aguarda aval do diretor geral da Seed e do Secretário da pasta e deve ser publicada nos próximos dias contemplando as mesmas datas do ano passado. A APP-Sindicato reiterou o pedido de que não houvesse expediente nas escolas nos dias 23 de dezembro e 02 de janeiro.