Na tarde do dia 29 de setembro, representantes da APP-Sindicato estiveram reunidos com o Grupo de Recursos Humanos Setorial (GRHS) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para tratar da situação dos funcionários(as) Agente I que exercem serviços administrativos nas escolas. Um documento enviado pela Secretaria aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) determina que os(as) funcionários(as) Agente I que estejam supridos(as) na demanda de Agente II passem a ser supridos(as) como Agente I.
O GRHS afirma que não estabeleceu prazo para que os NREs efetivem os remanejamentos nos suprimentos dos referidos funcionários(as). Informou também, que fará estudos de cada situação que for apresentada, levando em consideração as necessidades de cada escola. A Secretaria afirma que esse é apenas um procedimento de relocação de suprimento e que não deve interferir na organização das escolas.
A APP orienta que nenhum(a) funcionário(a) tem que aceitar mudar de função no trabalho. A Direção da escola deve encaminhar documentação ao Núcleo para que seja feito um estudo de cada caso. O Sindicato pede ainda que seja encaminhada uma cópia da documentação para a APP, para que assim a entidade acompanhe todo o processo. Os(as) funcionários(as) não devem aceitar pressão dos NREs para aderir ao remanejamento, pois, segundo a própria Seed, não há prazo para o reenquadramento de função.
Segundo a Secretaria de Funcionários(as) da APP, Nadia Brixner, “este não é o momento de, mais uma vez, desorganizar o trabalho escolar. Reiteradas vezes insistimos com a Secretaria de Educação que estes funcionários e funcionárias, que por muitos anos lutam pelo seu correto enquadramento no plano de carreira, sejam supridos em demanda especial, considerando que sua grande maioria se aposenta no ano que vem. Este é mais um momento de resistência no interior da escola.“