Funcionário de escola atuante na defesa da educação pública faz votação histórica em cidade da RMC

Funcionário de escola atuante na defesa da educação pública faz votação histórica em cidade da RMC

Agente Educacional II, Anderson Prego é vereador em Colombo, foi o mais votado da cidade pela segunda vez, mas não conseguiu se reeleger porque o partido não atingiu o quociente eleitoral

Anderson Prego é Agente Educacional II e foi o candidato a vereador mais votado de Colombo em 2024 - Foto: arquivo pessoal

O resultado das eleições municipais realizadas no último domingo (6) em Colombo, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), apresentaram pela segunda vez consecutiva o funcionário de escola da rede estadual, Anderson Ferreira da Silva, mais conhecido como Anderson Prego, no topo da lista dos(as) mais votados(as) para o cargo de vereador(a). 

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

Candidato pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB), ele obteve 2.950 votos, mais de mil a mais que o segundo colocado. Prego é Agente Educacional II e sindicalizado à APP-Sindicato. Atualmente o educador exerce o terceiro mandato na Câmara Municipal de Colombo. Em 2020, quando fez 1.702 votos, também foi o vereador campeão de votos na cidade.

Sua atuação é reconhecida pela categoria do município e na região pela defesa da educação pública de qualidade e das pautas da classe trabalhadora. Sempre presente nas mobilizações da APP-Sindicato, é uma das lideranças na linha de frente da luta contra o programa Parceiro da Escola, projeto do governador Ratinho Jr. (PSD) que autoriza a privatização da gestão de escolas estaduais.

Educador Anderson Prego presente nas mobilizações da APP em defesa da categoria – Foto: Arquivo pessoal

Apesar do excelente desempenho nas urnas, Prego não foi reeleito neste ano porque a sua federação não alcançou o quociente eleitoral. A legislação estabelece uma quantidade mínima de votos para que um partido ou federação tenha direito às vagas em disputa. Desta forma, mesmo que um candidato(a) tenha sido o(a) mais votado(a), como é o caso de Prego, se a soma dos votos de todos(as) os(as) candidatos(as) do seu partido ou federação não atingir o quociente, ele(a) não é eleito(a).

De acordo com Prego, a conquista de ser o mais votado da cidade pela segunda vez seguida só foi possível graças ao empenho dos(as) apoiadores(as), que multiplicaram sua campanha, e a forma de atuação através de um mandato popular, participativo e que acredita no coletivo.

“Somos um mandato de vereador muito atuante, em contato direto com a população, escutando as demandas e dando todos os encaminhamentos necessários. Além disso, ser funcionário de escola me possibilitou ter um olhar ampliado sobre a importância da educação e também das políticas públicas para a população em geral, mas de modo especial para a população vulnerável”, afirma.

Questionado sobre os novos desafios, Prego relata a urgência da luta contra a privatização das escolas, porque considera que essa iniciativa do governo estadual pode acarretar problemas na garantia da educação pública e de qualidade e agravar a precarização da relação de trabalho dos(as) profissionais da educação. Mesmo não tendo sido reeleito, o educador declara que vai utilizar sua experiência como funcionário de escola e vereador para continuar resistindo e fazendo a luta.

“Neste momento ainda estamos reorganizando os novos caminhos que vamos percorrer, mas nosso coletivo já conversou e vamos continuar construindo e buscando melhorias para o nosso município. Temos muitas lutas pela frente, não só em Colombo, mas também no estado e no Brasil. Por isso, vamos buscar formas de continuar resistindo e fazendo a luta”, diz.

:: Leia também

>> Escola de Formação da APP está com inscrições abertas até o dia 16 de novembro

>> Funcionários(as) de escola podem se inscrever no Curso Tecnologias em Processos Escolares do Instituto Federal de Educação Tecnológica

>> Governo Ratinho Jr. admite “esforço” para criar condições que darão lucro às empresas com a privatização de escolas

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU