Fórum sobre diversidade étnico-racial começa nesta quinta (09) em Palmas APP-Sindicato

Fórum sobre diversidade étnico-racial começa nesta quinta (09) em Palmas


Pela primeira vez o município de Palmas sediará o Encontro do Fórum Permanente de educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná, que será realizado entre os dias 9 e 11 de junho. Em sua 13ª edição, o evento tratará o tema “Negras, negros, quilombolas e indígenas: a educação das relações étnico-raciais na perspectiva das leis 10.639/03 e 11.645/08”.

Segundo Silvana Ribas,  dirigente regional do Núcleo Sindical da APP de Pato Branco e uma das organizadoras do encontro, são aguardadas para o evento cerca de 1.200 pessoas, entre sindicalizados(as), professores(as) municipais, estaduais e federais, além de estudantes de licenciaturas do Instituto Federal do Paraná (IFPR), representantes da APP-Sindicato e integrantes de movimentos sociais.

IMG_2173
Uma ampla programação fará parte do encontro, que busca viabilizar formas de implementar as leis afrodescendentes e indígenas nos currículos das escolas municipais e estaduais. Dentre as atividades, a palestra “Identidades sociais de raça no livro didático”, pela professora, pesquisadora e escritora da área educacional, Aparecida de Jesus Ferreira, 32 oficinas práticas, apresentações artísticas e momentos de troca de experiências das equipes multidisciplinares.

O evento é uma parceria entre a Associação Cultural de Negritude e Ação Popular dos Agentes de Pastoral de Negros, Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial, a Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná, a CUT,  APP-Sindicato, Prefeitura de Palmas, o Centro Espírita de Umbanda Reino de Oxalá, o Instituto Federal do Paraná – campus Palmas, o Instituto de Pesquisa da Afrodescendência. Colégio Estadual Indígena Segso Than e Colégio Estadual Quilombola Maria Joan. Na abertura do evento, na noite desta quinta-feira (09) estarão presentes o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão; o secretário de Assuntos Municipais, professor Celso José dos Santos e a secretária de Administração e Patrimônio Mariah Seni Vasconcelos Silva.

MENU