Fórum debate aplicação de recursos do Fundeb

Fórum debate aplicação de recursos do Fundeb


Nos dias 05 e 06 de novembro foi realizada a 16ª sessão do Fórum Permanente de Controle e Fiscalização dos Recursos da Educação, em Guarapuava. Com a participação da APP-Sindicato, dos deputados estaduais Tadeu Veneri e Professor Lemos, Sispmug e Prefeitura Municipal de Guarapuava, o evento recebeu educadores(as), conselheiros(as) municipais, representantes das Comissões Municipais da APP, dirigentes sindicais, gestores(as) municipais e outros(as).

Na abertura, o relator do Plano Nacional de Educação (PNE), Ângelo Vanhoni, fez uma análise de conjuntura com foco na educação, na retomada do processo de elaboração do PNE, nas metas e estratégias com ênfase da educação infantil, ensino médio e escola integral.  Também abordou os avanços com relação ao financiamento da educação, conquistas significativas ao vincular os recursos para a educação em 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, a educação não pode ser vista como um espaço para negócios. “O prefeito não é um dono de indústria, a prefeitura é um espaço público onde os eleitos precisam prestar contas para a população e não fazer desses espaços um balcão de negócios muitas vezes familiar ou de grupo político, então o nosso envolvimento em conselhos como esse qualifica a luta pela educação de qualidade”, afirmou. O deputado estadual. Professor Lemos, destacou que é necessário ainda mais investimento para garantir uma educação de qualidade no Estado. “Temos que elevar o percentual de investimentos para atender as demandas que pleiteamos”, lembra.

Como encaminhamento do Fórum, ficou estabelecido para 2016 a realização de mais dois fóruns. Um deles será feito no primeiro semestre, na cidade de Lapa e o outro, para o segundo semestre, na cidade de Jacarezinho.

 

 

 

 

 

 

MENU