Formação ruim é um dos riscos do EaD no ensino fundamental, alertam especialistas

Segundo especialistas, estudantes não estão preparados(as) para o ensino a distância

Formação ruim é um dos riscos do EaD no ensino fundamental - Foto: Pixabay / APP-Sindicato

O ensino a distância (EaD) não é para todos e grande parte dos(as) estudantes não está preparada para aprender através desta modalidade de ensino. As afirmações são de dois especialistas com décadas de experiência na área.

As declarações reforçam as preocupações com as iniciativas de alguns governos que têm se apressado para atender o desejo de empresas multinacionais com propostas de substituição de aulas presenciais por aulas pela educação a distância, como alternativa para a suspensão das aulas, devido a pandemia do coronavírus, Covid-19.

Para a consultora com mais de 25 anos de experiência em EaD e tecnologia internacional, Fábia Kátia Moreira, “a EaD não é para todos”. “Grande parte dos nossos estudantes, sobretudo do ensino fundamental ainda não está preparada para essa modalidade”, alerta a especialista.

Segundo ela, essa modalidade de ensino e aprendizagem exige autonomia, disciplina e alta dose de dedicação do estudante e,se o curso não for bom, “pode trazer consequências como maior resistência à modalidade [de ensino], falta de credibilidade e má formação”.

O especialista em EaD, André Luis Garbulha, com 18 anos de experiência na área, concorda com que a maioria dos estudantes não está preparada e também afirma que a EaD “não é para todos”.

Segundo ele, “ocasionalmente, as pessoas são atraídas para a EaD pelo baixo valor das parcelas, mas se esquecem que deve haver um comprometimento individual e até familiar mais profundo com os estudos. Será exigido do aluno disciplina e foco”. As informações são da Agência Brasil.

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10 motivos para não usar EaD durante a pandemia do coronavírus

1) NÃO ATENDE A REALIDADE DO BRASIL
A maioria da população brasileira não tem acesso à internet em suas casas e nas escolas não há estrutura adequada sequer para as aulas presenciais.

2) NÃO SE MUDA A AULA DA SALA PARA A TELA
Não se faz EaD simplesmente mudando as aulas presenciais para o ambiente virtual.

3) NÃO GARANTE A APRENDIZAGEM
EaD é uma forma para quem já faz ou fez algum curso desta forma. Por isso a falta de aulas presenciais vai prejudicar a qualidade da educação.

4) NÃO ATENDE A MAIORIA DA POPULAÇÃO
Apenas 42% das casas têm computador e quanto menor a renda, mais difícil o acesso. Ou seja, a maior parte dos(as) estudantes não terão acesso às aulas.

5) AUMENTA AS DESIGUALDADES
Se apenas parte dos(as) estudantes terão acesso, isso vai gerar ainda mais desigualdade no acesso à educação. Os(as) mais pobres, novamente, serão os(as) mais prejudicados(as).

6) OS(AS) PROFESSORES NÃO RECEBERAM FORMAÇÃO PARA ATUAR NA EaD
A maioria dos(as) nossos(as) professores(as) não foram preparados(as) para atuar na educação a distância. Portanto, não estão aptos(as), assim como os(as) estudantes, para essa proposta.

7) A ESTRUTURA DAS ESCOLAS É PRECÁRIA
Muitas escolas não possuem sequer acesso à Internet.

8) NÃO É ADEQUADO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
As crianças precisam desenvolver autonomia, capacidade de concentração e autodisciplina e isso só é possível na escola.

9) NÃO RESPEITA A COMUNIDADE ESCOLAR
A imensa maioria dos(as) estudantes não têm recursos necessários para realizar as atividades a distância. Implantar EaD é desrespeitar professores(as), funcionários(as), pais, mães, responsáveis e, principalmente, os(as) nossos(as) estudantes.

10) É UM RISCO PARA A PRIVACIDADE DAS PESSOAS
A gratuidade de aulas online, por exemplo, costuma esconder modelos de negócio em que o lucro das empresas vem da exploração dos dados de seus(suas) usuários(as) para, com isso, ofertar produtos e serviços.