Formação: curso trabalha a entrega da escola pública para empresas a partir de privatizações

Formação: curso trabalha a entrega da escola pública para empresas a partir de privatizações

O curso serve como um pontapé inicial nos debates sobre o avanço da privatização que ocorre no estado e como as experiências internacionais influenciaram na aplicação do modelo no Paraná

Foto: João Paulo Vieira/APP-Sindicato

Durante sexta-feira (14) e sábado, a secretaria de Formação da APP-Sindicato realiza o primeiro curso de formação do ano, fomentando o debate sobre os rumos da educação pública no Paraná, no Brasil e no mundo.

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Elaborado a partir de uma parceria com Universidades Estadual do Paraná (Unespar) e outras universidades públicas, o curso serve como um pontapé inicial nos debates sobre o avanço da privatização que ocorre no estado e como as experiências internacionais influenciaram na aplicação do modelo no Paraná.

Fotos: João Paulo Vieira/APP-Sindicato

O secretário de Formação e Cultura da APP, professor Nilton Stein, enfatiza que a formação é crucial para articular os argumentos da categoria na luta contra a privatização e garantir uma formação teórica acerca do tema.

>> Confira o caderno de formação

Foto: João Paulo Vieira/APP-Sindicato

“Nós entendemos que a formação é de suma importância para conseguirmos manter e conquistar outros direitos. A formação é fundamental para fazer a luta material e a luta por uma sociedade igualitária, justa e humanizada. O nosso caderno de formação da APP-Sindicato trabalha com o empresariamento, a terceirização, ou seja, a venda da escola, algo presente hoje na nossa realidade no Paraná”, explica Nilton Stein.

Fotos: João Paulo Vieira/APP-Sindicato

Com o tema “Política educacional paranaense: a transformação da escola pública em mercadoria”, o curso discute como as empresas que consideram que a educação é um balcão de negócios adentram na estrutura estatal para garantir lucro e como as políticas educacionais do Estado acentuam esse problema.

Fotos: João Paulo Vieira/APP-Sindicato

“Nossa turma de formação deste ano tem o papel de discutir como a escola pública é organizada com o seu conceito público, porque avança no estado do Paraná o conjunto do projeto educacional do governo Ratinho Jr que vem privatizando a educação pública. Para além do programa Parceiro da Escola, existem várias outras medidas dentro da educação pública que tem o teor privatizante, assim como as plataformas e todo o método de condução da Seed”, afirma o secretário Executivo de Formação e Cultura da APP-Sindicato, Cleiton Denez.

Fotos: João Paulo Vieira/APP-Sindicato

No período da manhã o curso trabalhou “O empresariamento da educação: da experiência chilena ao caso paranaense”, já no período da tarde a formação abordou os temas: “Não Venda a Minha Escola: a transformação da escola pública em mercadoria” e “Os programas neoliberais e privatistas da Seed/PR”.

Fotos: João Paulo Vieira/APP-Sindicato
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Para saber mais sobre os temas trabalhados, confira a série de reportagens em que os temas contidos no caderno foram explicados.

:: Escola de Formação: Doutor explica a infiltração de políticas neoliberais no Paraná
:: Escola de Formação: texto explica como as plataformas acentuaram o processo de perseguição nas escolas
:: Plataformizar e empreender: Quem ganha e quem perde com o Parceiro da Escola?
:: Escola de Formação vai abordar a destruição da gestão democrática do ensino público
:: Escola de Formação: artigo do curso analisa repasses públicos nas duas escolas paranaenses já privatizadas pelo Parceiro da Escola
::  “Empresariamento da Educação Pública” é uma temática que será abordada pela Escola de Formação

 

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