Finalmente! professores(as) aprovados(as) no concurso de 2013 serão contratados APP-Sindicato

Finalmente! professores(as) aprovados(as) no concurso de 2013 serão contratados


Desde 2013, a APP-Sindicato e os(as) professores(as) aprovados(as) no último concurso do magistério realizado no Estado, batalham pela contratação de todos(as) os(as) aprovados(as) nas vagas previstas no edital. Número ainda bem abaixo da real necessidade das escolas públicas estaduais. Nos últimos anos, em média, 30 mil educadores(as) temporários são contratados(as) no Paraná para suprir as demandas de afastamentos, licenças e falta de profissionais nas escolas. Há vagas. No entanto, devido à demora, 339 educadores(as) aprovados(as) e aptos(as) para assumir seu trabalho não haviam sido contratados(as).

Agora, no último dia de janeiro (31), o governo autorizou a contratação dos(as) remanescentes. Claro, que na página oficial do governo, o governador enfatiza o quanto investe na educação e que está contratando ainda mais profissionais para as escolas. Ele só esquece que estes profissionais aguardam há quase quatro anos para assumir o que é de direito e que são 339 famílias que vivem na expectativa de uma contratação que chegou com muito atraso. E que enquanto isso, nas escolas, alunos(as) continuam sem professores(as), as salas de aula continuam lotadas e professores(as) continuam sobrecarregados com o excesso de trabalho.

A APP-Sindicato defende a realização de concursos públicos para que haja melhores condições de trabalho, salário e carreira para os trabalhadores(as) e para que a qualidade do ensino e aprendizado não seja prejudicada com a ameaça constante de demissão e a insegurança de que direitos não sejam cumpridos. A última nomeação deste concurso, em abril de 2016, com pressão da categoria, o Sindicato conseguiu do governo o compromisso de nomear os(as) 296 professores(as) que já haviam feito exames médicos, mas não haviam sido contratados(as).

O direito de que esses(as) profissionais assumam suas vagas deu-se, em grade parte, pela luta coletiva. Em junho do ano ano passado, a APP-Sindicato conseguiu a prorrogação da validade do concurso, estendendo-se até 2018, para que assim os(as) educadores(as) aprovados(as) tivessem chances de assumir suas vagas.

Confira aqui tudo que foi publicado sobre o Concurso de 2013 e o trabalho da APP-Sindicato para a contratação de todos(as) os(as) aprovados(as).

 

MENU