Fiasco: Prova Paraná vaza e governo rasga dinheiro APP-Sindicato

Fiasco: Prova Paraná vaza e governo rasga dinheiro

A Seed promete apuração, mas aplicou a prova mesmo assim. O vazamento foi registrado na tarde de terça, um dia antes da aplicação

>> Quer receber notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram? Clique aqui!

O principal instrumento norteador das políticas pedagógicas do governo Ratinho subiu no telhado.

A Prova Paraná, aplicada a toda a rede estadual nesta quarta (4) e quinta-feira (5), teria vazado na tarde de terça e disponibilizada no google drive.

A Seed promete apuração, mas aplicou a prova mesmo assim. Se a avaliação já não tinha muita utilidade para mensurar a qualidade do aprendizado, agora perdeu o sentido por completo.

É dinheiro público jogado fora e tempo desperdiçado para educadores(as) e estudantes.

A APP reitera seu posicionamento crítico quanto à avaliação diagnóstica periódica em larga escala. A Prova Paraná está no cerne do modelo de educação fabril gestado pela Seed de Renato Feder e Ratinho Junior.

A prova estimula a competição entre escolas, educadores(as) e estudantes, responsabilizando a comunidade escolar pelos resultados sem considerar contextos e competências locais.

No campo pedagógico, a Prova Paraná engessa a autonomia docente, favorecendo determinados conteúdos em detrimento de outros, em um processo voltado a resultados numéricos e não à formação de cidadãos críticos e autônomos.

Trata-se, portanto, de mais um instrumento de controle, vigilância e punição.

“Uma prova diagnóstica real é feita por cada escola, atendendo demandas pedagógicas de suas unidades e com base no material trabalhado com estudantes, e isso se faz sem custo nenhum para o estado”, explica a presidenta da APP, Walkiria Mazeto.

MENU