FES reitera que o governo tem dinheiro para pagar a data-base

FES reitera que o governo tem dinheiro para pagar a data-base

Segunda-feira tem mobilização no acampamento e na terça governadora promete anunciar decisão

A mobilização dos servidores pela data-base continua e nesta sexta-feira (22) a coordenação do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná FES e representantes do funcionalismo da segurança pública debateram com funcionários(as) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) questões técnicas e orçamentárias que confirmam que o governo tem dinheiro para o pagamento da reposição da inflação.

“Nossa avaliação é de que o governo não tem nenhum impedimento legal ou financeiro para pagar a data-base. Essa reunião foi importante para abrir caminhos que superem o debate técnico e para que a decisão política seja tomada pela governadora”, explica a coordenadora do FES, professora Marlei Fernandes.

Marlei pontuou ainda que o calote da data-base tem grande impacto no rendimento dos(as) servidores(as) da ativa e também na vida dos(as) aposentados(as). O ex-governador Beto Richa congelou esse pagamento e desde 2016 o funcionalismo não recebe a reposição anual da inflação.

Durante o encontro, o economista Cid Cordeiro Silva apresentou estudos orçamentários considerando diversos índices oficiais e previsões do mercado para comprovar que o pagamento da data-base é possível e deve ficar dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os números rebatem estimativas pessimistas da Sefa e o modelo adotado pela pasta para fazer as previsões de arrecadação do Estado.

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná (Sidepol), Carlos Marques Rolin e Silva, o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná (SindSaúde), Manoel Furlan Barbero, e o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Ricardo de Carvalho Miranda.

Data-base já! – Na próxima segunda-feira (25), a partir das 13h, os(as) servidores(as) vão intensificar a mobilização no acampamento da data-base. O objetivo é aumentar a pressão para que a governadora coloque um fim no calote contra o salário do funcionalismo. Cida Borghetti promete anunciar uma decisão sobre o percentual de reajuste na terça-feira (26).

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU