FES mobiliza sindicatos e servidores para cobrar a data-base

Bancada que defende servidores(as) se reuniram com o governo para cobrar o reajuste

Durante a manhã desta terça-feira (18), a APP-Sindicato junto com servidores(as) e representantes de Sindicatos participaram de uma mobilização organizada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES), em frente ao Palácio do Iguaçu, no Centro Cívico. O ato foi realizado durante a reunião dos(as) 16 deputados(as) da bancada de servidores(as) da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) com o governador Ratinho Junior, onde foi discutida a reposição da data-base.

Após a reunião, os(as) deputados(as) informaram aos(as) presentes no ato que a bancada voltou a destacar a necessidade de uma proposta para a data-base dos(as) servidores(as), que não é reajustada ha mais de 3 anos. Sem respostas, a bancada voltará a se reunir com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

A representante do FES e vice-presidenta da  CNTE, professora Marlei Fernandes de Carvalho explica que a decisão é política e o governo pode pagar a data-base. “Entendemos que continuamos com as dificuldades ainda. O governador ainda está com as informações da Secretaria da Fazenda, onde apontam dificuldades e que não tem dinheiro. Nosso posicionamento é contrário a isso, temos todos os dados e números provando isso, portanto as categorias estão organizadas. Vai ter uma reunião da coordenação do FES para ampliar o debate e começarmos nossa greve com força a partir do dia 25”.

Governo tem possibilidade de reajuste

O economista Cid Cordeiro destaca que existe viabilidade da reposição da data-base. “Nós apresentamos na reunião com o governo os dados tanto da receita, tanto do aumento de gastos previstos para 2019 e concluímos que dentro do limite fiscal, que é o grande ponto de discussão, há condições sim de pagar essa data-base de 2019, de 4,94% e também 1% em outubro e mais 1% no mês de dezembro”, enfatiza Cordeiro.

SAS e Perícia médica

Aposentados(as) e Representantes do FES também entregaram um ofício para solicitar uma reunião com o diretor do Departamento de Assistência à Saúde (DAS) para aprofundar o debate sobre o Serviço de Atendimento à Saúde (SAS) e perícia médica. Até a entrega do documento, a Secretaria de Administração e da Previdência não haviam retornado e por conta disto, o FES protocolou o ofício com a sugestão de reunião para o dia 25 de junho, às 14h.