FES convoca categoria contra calote do governo na Paranaprevidência APP-Sindicato

FES convoca categoria contra calote do governo na Paranaprevidência

Projeto tramita em regime de urgência e prevê calote de R$ 625 milhões que o governo deve para a Paranaprevidência

Chega de calote - Foto: APP-Sindicato

A coordenação do Fórum das Entidades Sindicais está convocando a categoria para manifestar contra o projeto de lei nº 402/2018 de autoria da governadora Cida Borghetti (PP), que ataca a Paranaprevidência. O chamamento é para esta quarta-feira (12), a partir das 13h, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O projeto prevê a retirada da contribuição patronal da parte dos(as) aposentados(as) e pensionistas e anistia o calote desses valores não pagos pelo governo desde janeiro de 2015.

Uma emenda aprovada nesta segunda (11) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) também permite o calote dos valores da taxa de administração do fundo previdenciário que o Estado não depositou. De acordo com o FES, esses dois calotes causam um rombo de R$ 625 milhões na previdência dos(as) servidores(as). O projeto tramita em regime de urgência e volta a ser apreciado pelas comissões nesta quarta-feira (12), a partir das 13h.

:: Leia também: FES repudia novo ataque a Paranaprevidência, aprovado em comissão da Alep

Dirigentes da APP-Sindicato e do FES têm feito o enfrentamento e a resistência  contra o projeto, acompanhando as discussões dos(as) deputados(as) nas comissões. Em nota, o FES repudiou o “método antidemocrático do governo do Estado ao preparar uma mensagem de lei sobre mudanças na Paranaprevidência, apresentado sem nenhuma discussão com os(as) servidores(as) e no Conselho de Administração, o que é previsto em lei”. Confira abaixo a íntegra do comunicado.

PL 402/18 é mais um ataque aos/às Servidores/as

O Fórum das Entidades Sindicais vêm a público, mais uma vez, repudiar o método antidemocrático do governo do Estado ao preparar uma mensagem de lei sobre mudanças na PRprevidência, apresentado sem nenhuma discussão com os/as servidores/as e no Conselho de Administração, o que é previsto em lei.

Ressaltamos que sempre estivemos abertos ao diálogo, principalmente referente ao nosso sistema de previdência que nos preocupa de forma intensa e tantas vezes é atacado. Nós servidores/as do Estado somos os/as mais prejudicados/as com cada mudança no plano de custeio.

O PL 402/18 deixa claro a retirada da contribuição patronal da parte dos/as aposentados/as e pensionistas para o sistema. Além da não contribuição, anistia o calote dos valores devidos desde janeiro de 2015. Mais uma vez uma afronta às nossas contribuições e à perenidade do Fundo Previdenciário. Essas atitudes encontraram eco em todos os governos.

Os/as servidores/as não são respeitados em seus espaços de fiscalização como o Conselho de Administração e Fiscal da PRprevidência. Não houve debate prévio. Só apresentação do PL e do plano de custeio.

O FES realizou um estudo atuarial e a proposta só prolonga a incerteza das aposentadorias com um plano de custeio infinito que inviabilizará a folha de pagamento dos/as servidores/as da ativa como dos/as aposentados/as.

Medidas: apresentamos em outros momentos e reiteramos a necessidade de um amplo debate sobre o Sistema Previdenciário do estado. É urgente a suspensão da votação do PL 402/18 e a instauração imediata da Comissão indicada pela PRprevidência para um estudo profundo e soluções adequadas.

Lutaremos incessantemente por nossas aposentadorias. Desde 1998, da criação da PRprevidência fazemos essa luta. Passamos até por um massacre no dia 29 de abril de 2015. Continuaremos essa luta pelo presente e pelo futuro. Afinal, é nossa vida!

Curitiba, 10 de dezembro de 2018.

FES- FÓRUM DAS ENTIDADES SINDICAIS