Feder suspende atendimentos presenciais na Seed e nos Núcleos Regionais, mas obriga escolas a abrirem APP-Sindicato

Feder suspende atendimentos presenciais na Seed e nos Núcleos Regionais, mas obriga escolas a abrirem

Governador Ratinho Jr protege parte dos servidores estaduais, enquanto arrisca a vida dos profissionais da Educação

Gestão Feder provoca reprovações em massa e esvaziamento da EJA - Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação emitiu orientação aos diretores(as) dos Núcleos Regionais de Educação para que suspendam os atendimentos presenciais pelo prazo de 21 dias, em atendimento ao Ofício Circular 7/21, de 24 de maio de 2021, do governador do Estado, que determina a mesma medida para todas as Secretarias, visando reduzir a disseminação do coronavírus. A orientação explicita que a medida em defesa da vida não se aplica às escolas da rede estadual, apenas à sede da Secretaria aos Núcleos Regionais. O Governo Ratinho Jr já não disfarça seu desprezo por aqueles que estão na linha de frente da Educação. Enquanto protege parte dos servidores(as) estaduais, Ratinho Jr arrisca a vida de professores(as) e funcionários(as) de escola, obrigados(as) a retomar as aulas presenciais sem vacinação contra Covid 19.

A APP-Sindicato reafirma a Greve pela Vida, para defender a categoria daqueles que a ameaçam com a imposição de volta às aulas presenciais sem vacinação. O Paraná já passou do primeiro milhão de casos de Covid 19. Nesta quarta-feira (26), a taxa de ocupação dos 525 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid em Curitiba chegou em 100%. Foi preciso usar sete leitos de UTI pediátricos, reduzindo a disponibilidade para as crianças. Sem vacinas para todos, a redução de circulação de pessoas é fundamental para conter a epidemia de Covid 19.

O governador Ratinho Jr marcou presença nos telejornais nesta quarta-feira (26), admitindo a gravidade da situação nos hospitais com o avanço da pandemia e até ameaçou prender os(as) que desrespeitarem as regras de distanciamento social e promoverem festas, mas a sensatez dele acaba quando o assunto é volta às aulas presenciais. Aí o governador se rende ao negacionismo do secretário Renato Feder, para manter escolas abertas custe o que custar.

A orientação da Secretaria da Educação aos chefes de Núcleo Regionais de Educação é uma violência contra os educadores do Paraná. “Salientamos ainda que estas determinações se aplicam à sede desta Secretaria da Educação e do Esporte e Núcleos Regionais de Educação, não sendo extensivas às Instituições de Ensino da rede estadual, que devem observar o contido na Lei nº 20.506, de 23 de fevereiro de 2021, Decreto Estadual 7.020, de 05 de março de 2021 e decretos municipais”, esclarece a orientação, buscando dar ares de legalidade a uma medida tão cruel. “Sendo assim, as escolas permanecem abertas com os atendimentos de forma presencial e/ou remota conforme já estabelecido em planilha informada para a Chefia”, reforça a Secretaria da Educação.

Nesta sexta-feira (28) passa a valer o decreto estadual anunciado na  terça-feira, aumentando as restrições de circulação de pessoas no Paraná. Na contramão dessas medidas, o governador Ratinho Jr e o secretário Renato Feder lavam as mãos em relação às vidas dos profissionais da Educação, tratados como servidores públicos de segunda categoria em relação aos que são protegidos por eles.

 

 

 

 

 

 

MENU