Nesta quinta-feira (25), inicia-se o projeto “África em Curitiba”, evento que contará com três dias de programações diversas com o objetivo de apresentar a diversidade étnica e cultural africana por meio da gastronomia, músicas e danças típicas. A APP-Sindicato marcará presença para prestigiar as atividades e também apoia o evento.
“A associação dos africanos quer trazer, com a organização de eventos como o ‘África em Curitiba’, mais cores e dinamismo sobre o que conhecemos a respeito do continente africano, a fim de fortalecermos a união destes povos que vivem aqui no território do Paraná”, comenta a secretária de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP-Sindicato, Celina do Carmo Wotcoski.
Celina e Gliore, organizadora do evento
Ela complementa que “palestras e atividades como essas são importantes para aumentarmos nosso conhecimento a respeito das causas raciais, para promovermos a igualdade racial e combatermos o racismo, com palestrantes vindos diretamente da África”.
No primeiro dia (25), no Salão Nobre do Prédio Histórico da UFPR, das 18h às 21h, ocorrerá uma roda de conversa com palestrantes africanos, que falarão sobre as tradições africanas e seus reflexos na sociedade atual. Já no sábado (27), das 8h às 14h30, no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região, a programação contará com uma feira de empreendedores(as) africanos(as), com a exposição de seus trabalhos.
Por último, na terça-feira (30), das 19h às 22h, no Restaurante Madalosso, a programação será encerrada com uma gala beneficente para arrecadar fundos, que contará com pratos africanos, além de música ao vivo e dança africana.
Essa atração final foi organizada com o intuito de ajudar famílias imigrantes que necessitam de auxílio para a compra de cobertores, roupas, materiais de higiene e cestas básicas. Parte da arrecadação também será destinada para qualificar a estrutura e os recursos da associação.
Dia da África
O dia 25 de maio é uma tradição em todos os países africanos e no mundo inteiro para comemorar a luta pela libertação e simbolizar a autodeterminação dos povos. Neste dia também é celebrado o 60º aniversário da Organização da Unidade Africana (OUA), substituída em 2002 pela União Africana, criada com o objetivo de defender e emancipar o continente africano.
Com isso, recorda-se a luta pela independência do continente, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.