‘Eu também estou na luta’, afirma Paulo Henrique Amorim APP-Sindicato

‘Eu também estou na luta’, afirma Paulo Henrique Amorim

Uma audiência atenta e animada acompanhou, durante uma hora e meia, a fala de Paulo Henrique Amorim, na noite desta sexta-feira (25). Ícone do jornalismo brasileiro, ele esteve na APP-Sindicato para promover o seu livro “O Quarto Poder – Uma Outra História”, no qual dá uma nova versão sobre como se desenvolveu a indústria da comunicação no Brasil. Ao saudar o público, ele afirmou: “Esteve e estou na luta com vocês. Um dos conteúdos mais acessados no nosso site foi a cobertura dos fatos lamentáveis ocorridos aqui, em abril deste ano”, afirmou. Durante a noite, a Secretaria de Comunicação apresentou o novo site da entidade e um aplicativo que potencializará a relação entre sindicato, categoria e sociedade.

Ao dar as boas-vindas aos presentes, o presidente da entidade, professor Hermes Silva Leão, destacou o momento especial vivido pela APP. “É uma honra receber, aqui, um debate sobre a democratização da informação”, afirmou. O secretário de Comunicação do sindicato, Luiz Fernando Rodrigues, exaltou o trabalho realizado. “Nossa equipe trabalhou intensamente nestes dois projetos que estamos apresentando hoje”, afirmou. Ele também falou do contexto mundial de crise mundial do capitalismo.

A classe trabalhadora precisa ainda mais de organização e disposição para lutar. Os sindicatos têm o desafio de se atualizar constantemente e desenvolver novas e modernas formas de se comunicar com suas bases. Neste anseio, a APP-Sindicato vem buscando cada vez mais aproximar essa grande massa que é sua base das suas ferramentas de comunicação. O novo jornal de 30 de Agosto ganhou um novo design gráfico e uma nova linha editorial. As redes sociais vêm ganhando mais espaço. Hoje, temos o prazer de apresentar um novo site e um aplicativo para celular”, afirmou.

Livro – Décadas de anotações e de observação cáustica resultaram, após quatro anos de trabalho e do desafio de encontrar uma editora, no novo livro do Paulo Henrique Amorim. Segundo o jornalista, são mais de 500 páginas de ‘conversa afiada’. De maneira detalhada, o jornalista descreve o papel da imprensa no sistema político brasileiro. Um dos trechos do livro relata uma longa conversa entre Amorim e Armando Nogueira, o responsável pela implantação do jornalismo na Rede Globo.

De acordo com o jornalista, Nogueira afirmou que recebia ordens de Roberto Marinho, dono da emissora, que mais se assemelhavam a epígrafes. Entre elas a frase ‘o Globo é o que é mais pelo que não deu do que pelo que deu’. Para Amorim, os grandes meios de comunicação, no Brasil, perpetraram o ‘sistema sinistro de interdição do debate público’. “Eles são poderosos pelo que não deixam aparecer”, sentenciou. “Esse é o primeiro poder e poucos homens no país têm coragem de enfrentá-lo”, finalizou.

Também presente ao debate, o senador Roberto Requião também saudou a iniciativa do sindicato em trazer Amorim ao Paraná e, também, por proporcionar a oportunidade de se realizar um debate sobre a democratização dos meios de comunicação. “Pelo que vi, a APP também está questionando a hegemonia da mídia, ao investir em tecnologia e potencializar a comunicação com a sua base e com a população”, elogiou.

A secretária de Formação da entidade, professora Janeslei Aparecida Albuquerque, fez um agradecimento em nome da direção da APP. “É uma grande alegria receber o Paulo Henrique em nossa casa. Tê-lo aqui, falando para os participantes do nosso Programa de Formação, que trouxe para Curitiba gente de todo o Estado. Queremos reafirmar que o nosso sindicato faz a luta para além da corporação. Nós fazemos uma disputa importante na sociedade, especialmente na concepção de educação e de mundo. E a democratização da comunicação também é uma luta da nossa categoria”, garantiu.