De domingo (13) a terça-feira (15), um grupo de quase 800 delegados(as) eleitos(as), entre professores(as) e funcionários(as) de escolas representando a educação pública do Paraná, estarão reunidos(as) no XII Congresso da APP-Sindicato com o tema “Escola: território de luta e resistência”, na estrutura da Associação Banestado, em Pontal do Paraná. O encontro é direcionado para tratar das emendas propostas anteriormente e aprovação do estatuto da entidade. Assim, fechará o ciclo iniciado em janeiro, na primeira etapa realizada em Foz do Iguaçu (PR).
O Congresso é uma das ações do Sindicato, realizado a cada três anos, e envolve os 29 Núcleos Sindicais do Estado. O objetivo central é abrir um espaço concentrado por formadores(as) de opinião para definir os nortes políticos e de direcionamento à entidade. Numa breve retrospectiva e puxando à memória, em edições anteriores a categoria definiu coletivamente demandas essenciais como a unificação dos sindicatos de professoras(as) e funcionários(as) – quando passou a ser denominada APP-Sindicato e passou a representar os(as) educadores(as) como um todo.
A APP avalia que este encontro acontece em um momento delicado e importante onde os(as) paranaenses se mobilizaram e se manifestaram contra várias pautas que recaem sobre o segmento e que são prejudiciais à educação brasileira, culminando com a greve em outubro. Quando enfatizar e bater na tecla é preciso, assim, reforçarmos os temas que estão em tramitação: reforma do ensino médio, teto dos gastos públicos, renegociação das dívidas dos estados, programa escola sem partido, entre outros entraves que mexem nas “feridas” de quem tanto se esforça para propagar o ensino. Daqui para os próximos dias e meses, como serão as lutas conjuntas para exigir dos(as) governantes o básico e preferencialmente justo, ou seja, diretos que envolvem o futuro de gerações.
Fique de olho na programação e acompanhe a cobertura completa aqui:
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA ESTATUTÁRIA DO XII CONGRESSO ESTADUAL DA APP-SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO PARANÁ
13/11/ – DOMINGO
10h – Credenciamento
12h – Almoço
13h30 – Abertura
14h30 – Leitura e aprovação do Regimento
15h- Conjuntura Internacional e Nacional – Antonio Augusto de Queiroz – DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar)
16h30- Intervalo
17h – Conjuntura Sindical – CSA/CUT/CNTE
20h – Jantar
14/11 – SEGUNDA-FEIRA
8h – Credenciamento
8h – APP – SINDICATO – 70 anos
8h30 – Conjuntura Estadual – Prof. Ricardo Oliveira – UFPR (Universidade Federal do Paraná)
10h – Intervalo
10h30 – Trabalho em Grupos
13h – Almoço
14h 30 – Trabalho em Grupos
20h – Jantar
22h – Confraternização – Baile
15/11 – TERÇA-FEIRA
8h30 – Plenária Final
13h- Almoço
14h30 – Plenária Final
17h – Encerramento