Sensíveis e antenados(as) aos acontecimentos que surgem no noticiário, os(as) estudantes do Ensino Médio do Colégio Padre Arnaldo Jansen, na região metropolitana de Curitiba, estão dando uma aula de cidadania. Eles(as) ocuparam parte do Colégio, na noite dessa segunda-feira (03) e, supervisionados(as) por alguns pais, mães e responsáveis, instalaram-se na escola para protestar contra a proposta de alteração na grade curricular do Ensino Médio, feita pelo governo Temer e também sobre a recente ameaça do governador Richa ao funcionalismo público do Estado. Por aqui, o governador enviou ao Legislativo uma proposta para congelar os salários dos(as) professores(as), funcionários(as) e de todos os servidores e servidoras.
Marciele da Cruz Rissi está no primeiro ano do Ensino Médio e contou à nossa equipe de reportagem sobre como surgiu a ideia da ocupação. “Começou meio em tom de brincadeira, de indignação com as coisas que estão acontecendo. Conversei com uma amiga da minha turma e formamos um pequeno grupo no whatsapp para trocar ideias sobre uma manifestação contra a retirada das matérias de Sociologia, Filosofia e Artes e também contra o calote no salários dos professores. A gente foi se organizando, conversando com colegas de outras escolas aqui da cidade e de Curitiba e quando percebemos já éramos mais de 400 pessoas prontas para um debate”, explica a estudante.
A direção do Colégio informa que passou o caso para Secretaria de Educação e informou à Guarda Municipal para a segurança dos próprios alunos(as). Os(as) professores(as) e funcionários(as) permanecem no local. Para as próximas horas, novas manifestações estão sendo programadas, conforme informações dos(as) próprios estuantes. A APP segue acompanhando as manifestações em defesa da escola pública.