Estudantes lançam filme inspirado no dia 29 de abril APP-Sindicato

Estudantes lançam filme inspirado no dia 29 de abril

Amanhã (25) ocorre, às 19h na Cinemateca, o lançamento oficial do curta-metragem “29: A Verdade Está Lá Fora” que tem produção de estudantes do Curso de Técnico e Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Estadual do Paraná e direção de Ariadne Valdés.

O curta-metragem é uma ficção inspirada nos acontecimentos do fatídico dia 29 de abril de 2015 em Curitiba, quando os(as) educadores(as) da rede estadual de ensino e demais categorias do serviço público estadual, foram massacrados pelo governo estadual e policiais militares no Centro Cívico, para impedir de manifestarem-se e lutarem por seus direitos.

“O filme é o TCC [Trabalho de Término de Curso] do nosso curso, foi um evento [a greve e o massacre] que interrompeu o nosso curso, ficamos três meses sem aula, abalou a sociedade inteira. Nós poderíamos fazer sobre qualquer outro tema, só que dai o professor conversou com a gente e a gente pensou: ‘Vamos mudar alguma coisa, vamos fazer sobre isso, algo inspirado nisso”, conta a diretora.

O filme é, sobretudo, mais uma maneira de manter viva luta travada no dia 29 de abril, por isso a presença dos(as) protagonistas (professores(as), funcionários(as) de escola, estudantes e servidores(as) públicos em geral) daquele dia faz todo o sentido no lançamento desse filme, além de toda a sociedade paranaense que acompanhou de perto a história.

Sinopse – Uma aluna de ensino médio vai para a escola como em um dia qualquer. Ao chegar na sala há algo estranho, em um delírio ela recorda um pesadelo. O dia 29/04/15. A aluna corre questionar seu colega e funcionários mas ninguém sabe a resposta. Tem a sensação como se toda a informação sobre o dia em questão houvesse sumido. Até que encontra uma caixa. É o momento em que tudo começa a fazer sentido.

Gênero – Drama/Ficção
Classificação – 14 anos
Direção – Ariadne Mapuche

:: Confira aqui o teaser do filme