Estudantes apresentam à APP-Sindicato iniciativa para fiscalizar a segurança na volta às aulas presenciais

Estudantes apresentam à APP-Sindicato iniciativa para fiscalizar a segurança na volta às aulas presenciais

Presidente Hermes Leão recebeu a visita de líderes estudantis secundaristas nesta sexta-feira(20)

O retorno seguro às aulas presenciais preocupa os(as) estudantes do Paraná, que estão lançando uma campanha para fiscalizar as condições sanitárias nas escolas da rede pública estadual. A iniciativa foi apresentada na manhã desta sexta-feira (20) ao presidente da APP- Sindicato, professor Hermes Leão, pela presidenta da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), Thaís Carvalho. “Muito importante essa campanha, que dialoga com as nossas preocupações sobre a segurança da volta às aulas”, afirma leão.

Estudantes mobilizados pela Upes vão fazer inspeções nas escolas, avaliando as condições para garantir o protocolo de biossegurança e acompanhar a taxa de vacinação dos(as) educadores(as). As condições do transporte público também serão avaliadas. Esse trabalho será coordenado por um comitê, que vai orientar os posicionamentos dos(as) estudantes sobre o retorno presencial.

Thaís estava acompanhada do tesoureiro da Upes, João Afonso Peixe, e da presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Rozana Barroso. Eles(as) entregaram ao presidente da APP a cartilha Direito Humano à Educação na Pandemia, que analisa os desafios para superar as perdas causadas pela Covid. A cartilha aborda questões como evasão escolar, precarização e intensificação do trabalho dos educadores; o alheamento de povos e comunidades tradicionais e aumento à exposição ao trabalho infantil.