Escolha os(as) representantes da sua escola!

Escolha os(as) representantes da sua escola!


A comunicação entre o sindicato e a categoria é fundamental. Um sindicato forte é aquele que está presente, diariamente, nos locais de trabalho. Este é o objetivo primordial da Organização por Local de Trabalho (OLT) e a eleição de representantes das escolas, promovida anualmente pela APP-Sindicato.  A greve de 2015 foi um exemplo didático da importância do papel do(a) representante de escola nas mobilizações da nossa categoria. Naquele ano, durante as paralisações, os comandos de greve nas escolas, que tinham representantes eleitos, conseguiram atuar de maneira ainda mais ágil, algo decisivo para o envolvimento e adesão massiva dos(as) educadores(as).

De acordo com a secretária de Organização da entidade, professora Tereza Lemos, a OLT é um dos maiores –e constantes – desafios que trabalhadores e trabalhadoras em Educação têm. “É no local de atividade, na escola, que fazemos a luta contra a precarização do trabalho e a retirada de direitos. Através dela também avançamos numa pauta positiva, na conquista de novos direitos. Portanto, a escola deve ser para nós um território de lutas”, ressalta Tereza. De acordo com ela, esta organização não pode acontecer esporadicamente e apenas nos momentos de embates. “É preciso que façamos da nossa escola um território de luta permanente”, acrescentou.

Os representantes por local de trabalho da APP são eleitos nas escolas. Em alguns lugares, um representante por unidade. Em outros, um representante por turno. Esta forma de organização é similar à estrutura de organização de trabalho. Professores(as) e funcionários(as) podem exercer este papel. Leia o informativo que explica qual o propósito da eleição dos(as) representantes. Clique aqui para acessar as atas necessárias para a formalização da eleição.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU