Escolas participam, reunidas, da Semana Pedagógica em Londrina

Escolas participam, reunidas, da Semana Pedagógica em Londrina


A semana pedagógica, realizada entre os dias 11 e 13 de agosto deste ano na Rede Estadual de Ensino, teve uma característica especial para três escolas da região Oeste de Londrina. Os educadores, professores e funcionários do Colégio Estadual São José e da Escola Estadual Professor Cassio Leite Machado realizaram os trabalhos de leitura e discussão do material disposto pela Seed juntos.

O professor Ranildo de Lima Farreira, secretário de Saúde e Previdência da APP em Londrina, agendou as falas com os palestrantes e entrou em contato com a professora Alessandra Manhães, secretária de Formação do Núcleo Sindical da APP em Londrina. Houve, então, uma tentativa de convencimento dos diretores da região de fazer a junção das quatro escolas da região, que atendem praticamente o mesmo público.

Apenas o Colégio Tsuro Oguido não pôde participar porque já havia um planejamento diferenciado para a semana. No primeiro dia da Semana Pedagógica, a anfitriã, diretora do Colégio São José, Rosa Maria Tanios Yatsu, deu as boas vindas aos educadores presentes e falou um pouco da iniciativa de um trabalho diferenciado.

A diretora do Cassio Leite, Alessandra Manhães, fez uma fala sobre a importância da junção das escolas da região, pois o público atendido é o mesmo, sendo que há a circulação tanto de alunos quanto de professores entre as quatro escolas da região Oeste. A professora Alessandra argumentou sobre a importância de um trabalho pedagógico conjunto nas escolas da região e que a discussão da Semana seria embasada na Pedagogia Histórico-Crítica, e realizou, com o grupo de educadores, a leitura dos textos propostos pela Seed orientada por essa concepção pedagógica.

Houve um caloroso debate durante a leitura, o que fez com que os educadores refletissem a importância de um Projeto Político Pedagógico consistente e coerente com uma concepção de educação. No dia 12 de agosto, o professor Arnaldo Vicente, que representa a APP-Sindicato no Conselho Estadual de Educação e é o secretário de assuntos educacionais da APP em Londrina, proferiu palestra sobre os encaminhamentos da Conae, traçando um histórico de como foram implementadas as políticas públicas de educação no Brasil e as conseqüências dessas políticas para a educação brasileira.

No dia 13, o professor Edmilson Lenardão, também do Conselho Estadual de Educação e professor do Departamento de Educação da UEL, proferiu palestra sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e sobre uma possível prática no interior das escolas embasadas nessa concepção pedagógica. Edmilson falou um pouco sobre o esvaziamento de conteúdos que algumas concepções pedagógicas trouxeram para o interior das escolas e relatou um pouco da experiência no Colégio de Aplicação da UEL, no período em que foi diretor (2002-2006), em que propôs um trabalho embasado na Pedagogia Histórico-Crítica.

Na manhã deste dia (13), os educadores do Colégio Estadual Polivalente de Londrina, por iniciativa do diretor, Jose Carlos de Andrade Abrahão e da Equipe Pedagógica, também se juntaram ao grupo a fala do professor Edmilson. O presidente da APP de Londrina, o professor Antonio Marcos, esteve com o secretário de Organização da APP estadual, o professor José Ricardo Corrêa, prestigiando a iniciativa e falando sobre a pauta sindical da categoria.

José Ricardo aproveitou para elogiar a iniciativa dos diretores das três escolas. No período da tarde a professora Alessandra Manhães retomou a discussão dos textos com os educadores com o olhar voltado para a Pedagogia Histórico-Crítica, chamando a atenção para a importância da concepção pedagógica na elaboração tanto do Projeto Político Pedagógico quanto da Proposta Pedagógica Curricular, que inclusive a discussão sobre os problemas cotidianos nas escolas e os índices baixos no Ideb e Enem se devem, entre outras coisas, do esvaziamento dos conteúdos curriculares e ao fato de muitos professores não terem clareza ainda de qual concepção norteará sua prática pedagógica, que não se limita ao “dar aulas”, mas envolve todo o processo de ensino-aprendizagem (metodologia, avaliação) que deve ser amplamente debatido com os pares, para que assim a comunidade escolar possa definir sua proposta pedagógica embasada numa concepção de mundo, sociedade e em que ser humano se quer formar.

Texto produzido pelo NS de Londrina

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