Não Venda a Minha Escola e a problematização da privatização com o Programa Parceiro da Escola na rede pública do Paraná estarão nos debates deste segundo semestre da Escola de Formação 2024 da APP-Sindicato. As inscrições seguem abertas até o dia 16 de novembro (sábado) no sistema Minha Sindicalização e nos 29 núcleos da APP.
>> Receba notícias da APP por whatsapp ou telegram <<
Com o tema “Política educacional paranaense: a transformação da escola pública em mercadoria”, as atividades alinham a política de formação e cultura da APP à temática presente no conjunto de estratégias e ações desse período.
Promovida pela Secretaria de Formação Política e Cultural da APP-Sindicato, a Escola de Formação visa formar lideranças e fomentar o debate sobre o mundo do trabalho e da educação, promovendo a reflexão sobre questões estruturais da sociedade brasileira e suas expressões dentro das escolas.
“O tema escolhido relaciona-se ao programa Parceiro da Escola, já que a privatização está além deste programa, pois é um princípio e conceito de política para o governo ultra neoliberal de Ratinho Jr.”, explica o secretário de Formação Política Sindical e Cultura da APP, Cleiton Denez, enfatizando que o movimento Não Venda a Minha Escola denuncia as políticas educacionais privatistas deste governo.
Os encontros de trabalho contarão com pesquisadores(as) e especialistas em educação que escreveram ensaios para formar o caderno de debates da APP, além de materiais diversos impressos, filmes, documentários e lives para subsidiar o debate.
>> Leia o conteúdo do caderno de debates <<
Serão ofertadas 16 horas de atividades que se encerram no dia 30 de novembro. São 8 horas de atividades com a turma e 8 horas para estudo individualizado. O curso é certificado pela UNESPAR.
Inscrições
O curso é gratuito e não há um limite pré-estabelecido de vagas para a formação dos grupos de estudos locais, que poderão ser organizados por município, bairro ou escola. Os núcleos sindicais ficam também responsáveis pela organização da atividade, conforme suas possibilidades e condições.
A orientação é fazer inscrição pelo sistema Minha Sindicalização, no site da APP, e entrar em contato com o núcleo sindical mais próximo para acompanhar o cronograma das atividades ofertadas do grupo de estudo.
É a luta da APP contra o programa Parceiro da Escola, um projeto do governador Ratinho Jr. que autoriza a privatização de praticamente todas as escolas com a interferência do empresariado na gestão pedagógica.
>> Confira os materiais já preparados pela APP: Não Venda A Minha Escola <<
::Leia também: