Escola de Formação 2023 da APP abre inscrições para o público; programa tem certificação da Unespar APP-Sindicato

Núcleos Sindicais vão organizar grupos de estudo e inscrições podem ser feitas também pelo portal Minha Sindicalização

Estão abertas as inscrições para a Escola de Formação 2023 na etapa que será coordenada pelos Núcleos Sindicais da APP. Na última semana, começaram as atividades do grupo de formadores(as), com dois encontros presenciais em Curitiba.

O tema do programa de formação é “A Escola Pública é Nossa: Trabalho, Educação e Interseccionalidades”, e foi desenvolvido pela APP em parceria com a Unespar. De abril a junho, serão ofertadas 16 horas de atividades presenciais e 16 horas de leituras e estudos individuais com certificação.

Não há limite de vagas para a formação dos grupos de estudos locais, que podem ser no seu município ou até mesmo no seu bairro ou escola, basta contatar o núcleo sindical mais próximo e organizar.

As inscrições devem ser realizadas diretamente com os Núcleos Sindicais ou pelo portal Minha Sindicalização, no site da APP, na aba “Inscrições” e, depois, em “Escola de Formação”.

Formação de lideranças

“O programa de formação de 2023 tem como principal objetivo proporcionar aos educadores momentos de debates e análise sobre a realidade escolar atual e a partir disso apontar caminhos para nossa organização”, explica Sidineiva Gonçalves de Lima, secretária de Formação Política e Cultural da APP.

A Escola de Formação visa formar lideranças e fomentar o debate sobre o mundo do trabalho e da educação, promovendo a reflexão sobre questões estruturais da sociedade brasileira e suas expressões dentro das escolas.

“Nossa proposta é compreender um pouco da realidade brasileira do período que vivemos a partir das referências para analisar o dia-a-dia das escolas e os seus desdobramentos no sindicato e nas demandas da categoria junto ao governo. Quando aprofundamos nossa visão de mundo é possível nos organizar para construir a escola pública que desejamos”, diz o secretário executivo de Formação Política e Cultura da APP, Cleiton Denez.

“Sabemos dos desafios que este momento nos apresenta, mas precisamos retomar o protagonismo neste processo e provocar as mudanças necessárias. Isso só é possível com muito estudo e reflexões”, afirma Sidineiva.

Os Núcleos têm autonomia para definir como será cumprida a carga horária do curso, de acordo com as possibilidades de cada grupo.

A orientação aos Núcleos é que organizem seus grupos de estudo o quanto antes, para que todas as atividades sejam concluídas até o final de junho.

Também é possível a participação inclusive de quem não é da categoria. Os Núcleos Sindicais estão orientados a convidar comunidades escolares, movimentos sociais e sindicatos de sua região. Para quem não é da rede pública estadual ou municipal, basta fazer um cadastro prévio no mesmo endereço.