Erros persistem mesmo após recursos e divulgação do resultado final do PSS

Erros persistem mesmo após recursos e divulgação do resultado final do PSS

APP-Sindicato cobra soluções para as inconsistências identificadas

A divulgação do resultado final do Processo Seletivo Simplificado (PSS), Edital 73/2024, e da análise de recursos, realizada na terça-feira (9), trouxe mais preocupação do que alívio para muitos(as) candidatos(as). Apesar das correções prometidas, o Instituto Consulplan, responsável pelo certame, deixou novas falhas à mostra, como erros de pontuação em provas e problemas nas informações de municípios. A APP-Sindicato está tomando medidas para garantir que os(as) prejudicados(as) tenham seus direitos assegurados.

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

O certame é destinado à contratação temporária para os cargos de Professor e Professor Pedagogo para atuação na rede pública estadual. Desde os resultados provisórios, divulgados em novembro, a APP-Sindicato recebeu uma série de relatos sobre problemas como zeramentos indevidos em títulos e tempo de serviço e inconsistências na prova prática.

Embora o Instituto Consulplan tenha admitido falhas anteriores e prometido correções, a APP continua monitorando a situação. Mesmo sem possibilidade de novos recursos, os(as) candidatos(as) prejudicados(as) devem entrar de imediato em contato diretamente com o Instituto Consulplan para efetuar os questionamentos. 

“O jurídico da APP está buscando dialogar com a Secretaria de Educação e fará notificação sobre a continuidade de erros, como incongruências nas informações de municípios, pontuações de provas, recursos e exige  medidas necessárias, inclusive judiciais, para que ninguém seja prejudicado”, destaca o coordenador do Departamento de PSS, Élio da Silva.

Clau Lopes, também coordenador do Departamento de PSS, ressalta a repetição de problemas com a mesma organizadora. “Não é a primeira vez que enfrentamos isso. Não podemos aceitar que, após os recursos, ainda tenhamos tantas falhas sem respostas contundentes”, reforça.

>> Saiba mais: Organizadora do PSS mantém cronograma da fase de recursos, mesmo após admitir erros na divulgação de resultados

Ao constatar irregularidades de erros graves no processo, a falta de correção do tempo de serviço, de recursos que foram interpostos mas que ao consultar não constam, bem como o desaparecimento de vídeos da página do(a) candidato(a), as reclamações  devem ser encaminhadas ao Instituto Consulplan, que solicita a apresentação do número de protocolo gerado no envio inicial para verificar o ocorrido. Outras questões relacionadas à correção de dados, como inconsistências de inscrições de municípios, os(as) candidatos(as) devem notificar diretamente os Núcleos Regionais de Educação (NREs) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) por meio do e-protocolo. 

O atendimento do Instituto Consulplan está disponível pelos telefones 0800-100-4790 e 32 3721-1225 – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, no e-mail: [email protected] ou pelo menu “Fale Conosco” no site www.institutoconsulplan.org.br.

Etapa de convocação

Com a divulgação do resultado final do PSS, a próxima etapa será a convocação dos(as) candidatos(as) classificados(as) para os cargos disponíveis na rede estadual de ensino. As convocações serão feitas pelo site oficial dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), e os(as) candidatos(as) devem acompanhar as publicações regularmente.

“A previsão é de que as chamadas comecem em janeiro de 2025, após a conclusão do processo de distribuição de aulas para os(as) professores(as) concursados(as)”, finaliza Élio Silva.

A APP-Sindicato orienta que os(as) candidatos(as) estejam atentos(as) às informações fornecidas pelos NREs, que são responsáveis por ajustes e pela organização da etapa final do processo seletivo.

>> Edital n.º 73/2024 – GS/SEED

>> Resultado Final – Classificação Município

>> Resultado Final – Classificação Município – Negros

>> Resultado Final – Classificação Município – Pessoas com Deficiência

>> Respostas aos recursos – Resultado Preliminar da Prova Objetiva

>> Respostas aos recursos – Resultado Preliminar da Avaliação de Títulos e Tempo de Serviço

>> Respostas aos recursos – Resultado Preliminar da Prova Prática

>> COMUNICADO  Edital n.º 73/2024 – GS/SEED 

>> Gabaritos pós-recursos

>> Resultado Final Provisório – Ampla Concorrência

>> Resultado Final Provisório – Pessoa com Deficiência

>> Resultado Final Provisório – Pessoa Negra

>> Consulta Individual – Resultado Preliminar da Prova Objetiva

>> Consulta Individual – Resultado Preliminar da Prova Prática

>> Consulta Individual – Resultado Preliminar da Avaliação de Títulos e Tempo de Serviço

>> INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS – Prova Prática

>> INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS – Avaliação de Títulos e Tempo de Serviço

>> INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS – Prova Objetiva

MENU