Entrevista Coletiva: presidente da APP-Sindicato abre a programação da Semana de Mobilização da Educação Pública nesta segunda-feira (17)

Entrevista Coletiva: presidente da APP-Sindicato abre a programação da Semana de Mobilização da Educação Pública nesta segunda-feira (17)


Atenção sociedade paranaense! Nesta segunda-feira (17), às 10 horas, a Boca Maldita, no Centro de Curitiba (PR), estará com uma tenda montada pela APP-Sindicato para a coletiva de imprensa com o presidente do Sindicato, professor Hermes Leão. A visão do cenário da educação será explicada por quem vivencia o dia a dia da comunidade escolar e quais os principais reflexos na categoria após recentes deliberações dos governos do Estado e Federal. Afinal, a educação brasileira é primordial à vida de milhares de estudantes.

Mobilizar, lutar, resistir e revindicar são verbos presentes no vocabulário da categoria! Por isso, a APP-Sindicato chama também a sociedade, em especial, a classe trabalhadora da educação do Paraná para a Greve Geral, que acontecerá na última sexta-feira de abril (28), convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Afinal, sabe-se que cada etapa de aprendizado faz toda a diferença e interfere no futuro – conforme a qualidade do ensino e aprendizado. São vários(as) os(as) personagens(as) envolvidos(as) na cena da educação. Como imaginar um ambiente escolar sem educadores(as)? É uma triste realidade! Mas, como sobreviver na profissão se a cada ano os(as) educadores(as) estão sendo minados(as) por líderes do governo.

A educação não se cala! É um momento importante na luta contra a retirada de direitos dos(as) trabalhadores(as) da educação. Assim, começará a 18ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, com o tema “Democrática e Crítica: A Educação Pública Não Está À Venda”, que acontece em um período de intenso ataque das classes dominantes aos direitos sociais e trabalhistas da população brasileira.

Agenda de mobilizações da educação paranaense:

–  Segunda-feira (17/04)

Coletiva de imprensa com o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, para divulgar a  18ª Semana da Educação, às 10 horas, na Boca Maldita, no Centro de Curitiba (PR).

– Terça-feira (18/04)  

Debate nas escolas sobre “Direito à Educação”

• A implementação dos Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação
• Gestão Democrática na Educação e a Lei da Mordaça
• Reforma do Ensino Médio

Sugestão de atividades:  realizar grupos de estudos nas escolas e promover debates com os(as) estudantes e com a comunidade.

–  Quarta-feira (19/04)

Debate nas escolas sobre “Reforma da Previdência e Saúde dos(as) Trabalhadores(as) em educação”.

• Impacto no direito à aposentadoria e na saúde dos(as) trabalhadores(as)

Sugestão de atividades:  debater e simular o impacto da Reforma da Previdência na vida das pessoas presentes à reunião escolar. Colocar painéis nas escolas (Ex: Nome e idade de quem irá se aposentar).

– Quinta-feira (20/04) 

Debate nas escolas sobre “Reforma Trabalhista”

• O que significa priorizar o NEGOCIADO sobre o LEGISLADO?

Sugestão de atividades:  reunir turmas do Ensino Médio e convidar pais, mães e responsáveis para debater os principais impactos da Reforma na vida da população (retirada de direitos, diminuição dos salários, enfraquecimento dos sindicatos etc.).  Como a Terceirização impactará as relações de trabalho na iniciativa privada e no setor público, em especial na educação (ampliação de OSs, desprofissionalização e fim de concursos públicos)?

– Segunda-feira (24/04)

Debate nas escolas sobre “Reforma Fiscal da Emenda Constitucional 95”

• Educação: gasto ou investimento público?

Sugestão de atividades:  verificar nos sites da receita federal, do FNDE-MEC, dos governos estaduais e municipais como se deu o investimento público em educação nos períodos de 2003-2014.

– Terça-feira (25 /04)

Debate nas escolas sobre “Privatização e Militarização Escolar e Terceirização dos Profissionais da Educação”

• Consequências da privatização, terceirização e militarização da educação

Sugestão de atividades: dar um abraço na escola, em cada um dos turnos.  Fazer cartazes contra a privatização e em defesa da escola pública.

– Quarta-feira (26/04)

Aniversário da APP-Sindicato

• 70 anos de luta e resistência em defesa da escola pública

Sugestão de atividades: texto e filme disponíveis no portal da APP.

– Quinta-feira (27/04)

Realizar panfletagens nos bairros contra as reformas que retiram direitos da sociedade e dos(as) trabalhadores(as) – e que colocam em risco a Escola Pública. Convidar a população para a Greve Geral da Classe Trabalhadora.

– Sexta-feira (28/04)

Participar da Greve Geral da Classe Trabalhadora – concentração às 9 horas, no Centro Cívico, em Curitiba (PR).

– Segunda-feira (01/05)

Dia do(a) Trabalhador(a) – Participar das atividades convocadas pelos Sindicatos, Centrais Sindicais e Movimentos Populares em defesa do trabalho decente, da renda e dos direitos sociais e trabalhistas.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU