A realidade da violência contra as mulheres choca, mas existe e precisa ser debatida para ser enfrentada. Participe nesta segunda-feira, dia 2, do Seminário “Políticas Públicas para as Mulheres: Conquistas e Desafios”, às 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O tema será abordado pela palestrante Aparecida Gonçalves, ex-secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (de 2010 a 2016), e integra a programação dos dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.
É preciso refletir também sobre as políticas públicas e atuar efetivamente no enfrentamento a essas violências. A cada duas horas uma mulher é morta, e a maioria dos crimes é dentro de casa. A secretária da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBT da APP-Sindicato, Ana Carolina Dartora, enfatiza a importância deste debate das políticas públicas. “Estamos nos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, ainda não temos políticas de saúde, educação e segurança eficazes para nos tirar dos índices de crimes contra gênero, sofrimento mental e falta de direitos sexuais e reprodutivos. O debate será necessário até que haja igualdade de gênero”.
Também estão entre as autoridades convidadas, a desembargadora Lenice Bodstein, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), a presidente do Conselho Estadual de Políticas para as Mulheres do Paraná, Maria Isabel Correa, a coordenadora-geral da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, Sandra Praddo, e a integrante da Rede de Mulheres Negras Paraná, Gabriela Martins.
Serviço:
Dia: 2 de dezembro de 2019 (segunda-feira)
Horário: das 9 às 12 horas
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP)
Proposição: deputada estadual Luciana Rafagnin
Leia também:
::APP-Sindicato engajada pelo fim da violência contra as mulheres