Enem 2023: pagamento da taxa de inscrição termina nesta quarta-feira (21) APP-Sindicato

Enem 2023: pagamento da taxa de inscrição termina nesta quarta-feira (21)

Pagamento do valor de R$ 85 é requisito obrigatório para confirmar a inscrição

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os(as) candidatos(as) que se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 têm até esta quarta-feira (21) para realizar o pagamento da taxa de inscrição. 

O valor é de R$ 85 e pode ser pago por boleto, gerado na Página do Participante, Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.  

A confirmação da participação dos(as) candidatos(as) às provas são validadas apenas após a efetuação do pagamento. Quem solicitou a isenção e teve o pedido aprovado, não precisa pagar a taxa.

>> Receba notícias da APP por Whatsapp ou Telegram

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. A aplicação dos testes seguirá o horário de Brasília, nas 27 unidades da Federação. 

O início das provas será às 13h30. O término será às 19h, no primeiro dia, e às 18h30, no segundo. Estão previstas exceções de horário em casos específicos, no caso de participantes com solicitação de tempo adicional aprovada, ou com pedido de recurso de vídeo para a prova em Libras.

As provas do Enem são compostas por 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os(as) participantes(as) também são avaliados(as) por meio de uma redação.

Gabaritos

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no Portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.

O Enem

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas para selecionar estudantes. Quem faz o exame pode usar as notas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni). 

O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), as notas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. 

>> Links rápidos para consultas

>> Leia também:

:: Enem 2023: nesta sexta-feira (16) termina o prazo para fazer as inscrições

::Enem 2023: último dia para se inscrever é nesta sexta-feira (16)

::Inscrições para o Enem 2023 começam nesta segunda-feira (5)

MENU