Enem 2023: nesta sexta-feira (16) termina o prazo para fazer as inscrições

Enem 2023: nesta sexta-feira (16) termina o prazo para fazer as inscrições

Exame é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas para selecionar estudantes

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Nesta sexta-feira (16) é o último dia para se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. As inscrições são efetuadas na Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e validadas após o pagamento da taxa de  R$ 85, até o dia 21 de junho.

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. A aplicação dos testes seguirá o horário de Brasília. 

O início das provas será às 13h30. O término será às 19h, no primeiro dia, e às 18h30, no segundo. Estão previstas exceções de horário em casos específicos, no caso de participantes com solicitação de tempo adicional aprovada, ou com pedido de recurso de vídeo para a prova em Libras.

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no Portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

Passo a passo

Em caso de dúvidas para se inscrever, os(as) candidatos(as) encontram um passo a passo que explica como navegar na Página do Participante .

Outras informações, como documentos exigidos e as obrigações dos(as) participantes, incluindo situações em que o(a) candidato(a) pode ser eliminado(a) são abordadas no edital do Enem disponível no site do Inep.

Uma novidade do edital publicado neste ano é uma versão para deficientes visuais. Para acessar o documento adaptado é preciso baixar o arquivo no site do Inep. O instituto informa que a leitura pode ser feita pelo programa Dosvox, um software que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz.  

Provas

As provas do Enem são compostas por 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os(as) participantes(as) também são avaliados(as) por meio de uma redação.

>> Links rápidos para consultas

O Enem

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas para selecionar estudantes. Quem faz o exame pode usar as notas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni). 

O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), as notas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. 

Leia também:

::Enem 2023: último dia para se inscrever é nesta sexta-feira (16)

::Inscrições para o Enem 2023 começam nesta segunda-feira (5)

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU