Enem 2023: MEC divulga resultados do exame nesta terça-feira (16) APP-Sindicato

Enem 2023: MEC divulga resultados do exame nesta terça-feira (16)

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 poderão consultar os resultados individuais nesta terça-feira (16). O resultado pode ser acessado a partir da “Página do Participante” com login único da plataforma gov.br. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

A divulgação ocorreu após uma entrevista coletiva do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.

>> Confira a transmissão:

O exame, além de avaliar o desempenho escolar dos(as) estudantes ao término da educação básica, é a principal entrada para a educação superior no Brasil, a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Vale destacar que os resultados também são utilizados como critério único ou complementar em processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Já para “treineiros”, estudantes que participaram do exame em busca de autoavaliação e sem concorrer às vagas, as notas serão divulgadas em março.

Vagas para ensino superior no Paraná

No Paraná, foram disponibilizadas 8.690 no processo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições vão de 22 a 25 de janeiro, são gratuitas e devem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Podem se inscrever todos os(as) estudantes que participaram em 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado sai no dia 30 de janeiro. Os(as) selecionados(as) devem se matricular de 1 a 7 de fevereiro. Os não selecionados podem manifestar interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

No total, o Sisu oferece 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de educação superior de todo o Brasil. A seleção vale para cursos com início no primeiro e também no segundo semestre de 2024.

O Paraná tem 10 instituições participando do Sisu: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama) .

A UTFPR tem o maior número de vagas ofertadas no Sisu (1.710), seguida pela UFPR (1.287), Unioeste (1.238), Unespar (1.117), Unila (841), Unicentro (733), UEM (661), UEL (589), UENP (368). O menor número de vagas no Paraná é da Fama (86), instituição municipal de Clevelândia, no sudoeste do estado.

Veja as instituições paranaense e o número de vagas ofertadas

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)  1.710
Universidade Federal do Paraná (UFPR)  1.287