Enem 2022: inscrições começam nesta terça (10) e vão até dia 21 de maio

Enem 2022: inscrições começam nesta terça (10) e vão até dia 21 de maio

Inscrições devem ser feitas no site do Inep e o valor da taxa é de R$85

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começam nesta terça-feira (10) e seguem até o dia 21 de maio, pela Página do Participante do Inep.

Os(as) interessados(as) em participar do exame, versões digital e impressa, devem fazer o pagamento da taxa de inscrição de R$ 85 até o dia 27 de maio via boleto, PIX ou cartão de crédito. A participação no exame será garantida apenas após a confirmação do pagamento da taxa.

Como fazer a inscrição para o Enem 2022?

Acesse a Página do Participante do Inep e siga o passo a passo:

1) Clique no ícone “inscrição”;

2) Uma conversa será iniciada com a assistente virtual. Então, selecione a imagem do captcha para prosseguir;

3) A partir deste momento, começa a inclusão dos seus dados pessoais (CPF  e data de nascimento);

 

 

4) Uma tela com os seus dados aparecerá. Confira;

5) Depois disso, algumas telas vão solicitar informações como o nome do pai, gênero, cor/raça, estado civil, nacionalidade, estado e cidade, endereço e se precisa ou não de algum recurso de acessibilidade nos dias de prova, opções da prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) e se será a versão impressa ou digital. Atente-se sempre às informações preenchidas. Após, será solicitado o preenchimento de um questionário socioeconômico com 25 perguntas.

 

6) A próxima tela será para preencher telefone, celular e e-mail para confirmação;

7) Escolha a opção digital ou impressa da prova;

8) Escolha o município e cidade;

9) Pede-se para inserir uma foto pessoal;

10) Agora é só enviar a inscrição e depois seguir com o pagamento.

 

Isenção da taxa e resultados

O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição já está disponível na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame.

Quando acontece o Enem 2022?

As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30.

O exame terá quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

A prova terá cinco horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Inep até o terceiro dia útil após a última prova.

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar no ensino superior, em universidades públicas e privadas e para participar de programas federais, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Serviço:

Prazo inscrições: 10 a 21 de maio

Realização do Enem 2022:  13 e 20 de novembro

Gabarito das provas: até o 3º dia útil após a última prova

*Com informações: Agência Brasil 

MENU