Encontro Nacional de Aposentados(as) da CNTE debate previdência justa e desafios para a educação

Encontro Nacional de Aposentados(as) da CNTE debate previdência justa e desafios para a educação

Com a presença de 200 representantes de todo o país, o evento teve como tema "Previdência Justa para uma Vida Digna”

Foto: CNTE

O Encontro Nacional de Aposentados(as) da CNTE ocorreu nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Na sua décima primeira edição, o evento teve como tema “Previdência Justa para uma Vida Digna”.

Com a participação de trabalhadores(as) da educação de diversas partes do país, o encontro ofereceu palestras, atividades culturais e debates sobre a conjuntura atual. Houve uma presença significativa do Paraná, que foi destacada pela secretária de Aposentados da APP, Maria Adelaide Mazza Correia.

“Foi um momento muito proveitoso, com palestras importantes e interessantes. Neste ano tivemos um número significativo de representantes do Paraná”, afirmou.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

Programação do evento

O evento contou com a participação de 200 representantes de todo o Brasil. A abertura aconteceu no dia 11, com a apresentação do Coral do 12º Núcleo do CPERS/Sindicato (Bento Gonçalves), sob a direção da maestrina Camila Farina. Em seguida, sindicalistas das instituições filiadas à CNTE abordaram os obstáculos à dignidade diante da Reforma da Previdência, além dos ataques aos direitos trabalhistas promovidos pelo governo de Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul, que também resiste à suspensão das aulas em meio ao calor extremo.

No mesmo dia, foi realizado o painel “Realidade Brasileira na Perspectiva de Paulo Freire”, que trouxe questões sobre as desigualdades geradas pelo capitalismo e a monetização da informação pelas grandes empresas de tecnologia. O painel contou com a participação do doutor em Psicologia Social Pedrinho Guareschi.

Também foi promovida uma atividade com o tema “Os Desafios Previdenciários para o Movimento Sindical e para o Congresso”, com a participação da deputada federal Denise Pessoa (PT/RS) e do secretário da Pessoa Idosa, Pensionistas e Aposentados da CUT, Ari do Nascimento.

“Os palestrantes foram muito importantes. Fomos muito agraciados com todos esses saberes que complementam a nossa vida de militantes”, ressalta Maria Adelaide.

Foto: CNTE – Palestrantes do primeiro dia do encontro

 

No segundo e último dia, foi discutido o tema “Uma População que Vive Mais Exige Reorganização de Políticas Públicas”, abordado pelo representante da Secretaria da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Carlos Eduardo Santos. Ele trouxe à tona questões atuais, como o fato de que o país conta com 23,5 milhões de aposentados(as).

O encontro também teve apresentações culturais, incluindo uma apresentação de samba pelas educadoras do 4º Núcleo do CPERS (Cachoeira do Sul). Em seguida, foi realizada a palestra “Viver Bem o Tempo de Aposentado(a)” pela doutora em Ciência do Esporte e pesquisadora da PUCRS, Clarissa Printes, além da discussão sobre “Perspectivas de Educadores no Contexto da A.L. e de Reconstrução no Brasil”, com a pedagoga e secretária-geral da CNTE Fátima Silva.

Foto: CNTE – Palestrantes do segundo dia do encontro

 

Para finalizar o encontro, foi assinada a “Carta de Bento”, um documento que reúne as principais demandas da categoria, como o fim do Desconto Previdenciário, a defesa do fortalecimento da Previdência Social, o apoio à isenção de Imposto de Renda para trabalhadores(as) que ganham até 5 mil reais e a taxação dos super-ricos.

O evento mostrou-se fundamental para a troca de ideias, interação e compreensão das demandas dos(as) trabalhadores(as) da educação após a aposentadoria. Mesmo aposentados, a luta pela justiça social e pela garantia de direitos continua.

“Este encontro foi importantíssimo porque percebemos que a situação dos aposentados em todo o país é semelhante. O sofrimento, o desconto da previdência, tudo isso nos coloca diante de dificuldades, mas, apesar disso, muitas pessoas continuam na luta com firmeza, garra e orgulho”, concluiu Maria Adelaide.

Foto: CNTE – Encerramento do 11º Encontro de Aposentados(as) da CNTE

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU