O prefeito de Cidade Gaúcha, no Paraná, Alexandre Lucena, anunciou em vídeo na tarde dessa sexta-feira(4) que obteve liminar favorável ao fim da greve dos(as) professores(as) do município e que determina retorno imediato às salas de aula. Até o fechamento dessa matéria os representantes dos(as) educadores(as) ainda não haviam recebido notificação oficial da prefeitura.
A paralisação foi iniciada no dia 26 de julho após deliberação em assembleia extraordinária coordenada pela APP-Sindicato. Os(as) educadores(as) cobram o pagamento retroativo do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), previsto em lei, de janeiro a maio de 2017. Além disso, exigem a implantação da hora-atividade nas escolas, principalmente para a educação infantil do município.
Em resposta ao vídeo do prefeito, o secretário estadual de Assuntos Municipais da APP-Sindicato, professor Celso José dos Santos, diz que as declarações são inverídicas. A greve foi anunciada uma semana antes de seu início e até o último momento foram feitas tentativas de negociação sem sucesso. “É inadmissível que um administrador público espere mais de uma semana de greve para só então dizer que quer conversar. Ainda não recebemos uma notificação oficial, vamos aguardar para ver o real teor do documento e tomar todas as medidas jurídicas. Os professores e professoras de cidade gaúcha têm sido extremamente responsáveis na tentativa de buscar o diálogo para solução desse impasse e nós continuamos na luta pela escola pública”, destaca.
A APP-Sindicato representa os(as) professores(as) e funcionários(as) da rede municipal em Cidade Gaúcha e vai continuar acompanhando a greve da categoria.
Leia Mais:
Professores(as) municipais de Cidade Gaúcha, no Paraná, entram em greve